Saberes docentes e trajetos formativos de professores de língua portuguesa da EPT
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Data
2021-05-31Primeiro membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Segundo membro da banca
Silva, Monique da
Metadata
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Esta pesquisa se vincula à linha de pesquisa Formação Docente para a Educação Profissional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores - Magma. Para tanto partiu-se da seguinte questão de pesquisa: Como se constituem os saberes docentes e em que forma os trajetos formativos são singularizados pelos saberes experienciais dos professores de Língua Portuguesa na EBPT de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul? Existe algum impacto destes trajetos nas práxis destes docentes? Buscando responder a esse questionamento, esta dissertação apresenta pesquisa realizada com oito educadores, a qual teve como objetivo conhecer os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuantes em cursos Técnicos Integrados de nível Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no sentido de analisar como os trajetos formativos e os saberes docentes influenciam em suas práticas pedagógicas. Buscamos conhecer seus trajetos formativos, seus saberes docentes, as representações que eles possuem da docência bem como as práticas educativas desenvolvidas por eles e que alavancam o ensino de LPLB. Para tanto, a escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa. Os critérios de inclusão eram ser docente efetivo da área de Letras e estar trabalhando com a disciplina de LPLB nos cursos técnicos Integrados de nível Médio. Quanto à produção de dados, as entrevistas foram do tipo semiestruturada, o que permite uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. Para análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de acordo com Bardin. Foi possível perceber que os trajetos formativos dos colaboradores são repletos de escolhas profissionais e que os saberes experienciais são essenciais para o êxito das práticas educativas em sala de aula. Além disso, o ensino de LPLB é baseado em propostas de atividades significativas para os educandos. Apesar dos professores afirmarem que aprenderam na prática a trabalhar com o Ensino Médio Integrado, é importante salientar que as universidades devem qualificar os futuros professores para o trabalho na EPT.
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