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dc.creatorLauer, Anderson José
dc.date.accessioned2021-10-05T09:32:00Z
dc.date.available2021-10-05T09:32:00Z
dc.date.issued2020-03-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22335
dc.description.abstractThe growing advancement of technologies has contemplated diverse audiences on a daily basis, providing greater efficiency in carrying out professional activities, entertainment and education. In a more technical educational context, computer programming is one of the most important content, as its knowledge facilitates the interpretation and resolution of problems. In technical and higher courses with an emphasis on technology, learning to program is one of the great difficulties presented by students. In this sense, this work aims to understand how the use of the Arduino Platform can contribute to the learning of computer programming from the teaching of the basic principles of programming logic when developing electronic prototypes. As for its nature, this research is considered applied, to the other methods of approach it is qualitative. From the point of view of the objectives, it is characterized as an exploratory research and, to the technical procedures, as a case study. For data collection, observation and questionnaire methods will be used. This research will be based on the problematizing dialogical theory, starting from the three pedagogical moments: initial problematization, knowledge organization, knowledge application, approached by Demétrio Delizoicov, where students will be proposed projects related to the programming contents to be solved with the Arduino Platform . From these moments, we seek to propose Arduino as an alternative to enhance the process of teaching and learning computer programming. With the data collection, it was noticeable that the practice of this research as a methodology for teaching and learning computer programming corroborates for students to build this knowledge more easily. Based on the practices developed, a manual for teachers was created as a final product, which was made available on the course page. This work is linked to the line of research on Development of Educational Network Technologies of the Graduate Program in Educational Network Technologies at the Federal University of Santa Maria-UFSM.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectMomentos pedagógicospor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectArduino pedagogical momentseng
dc.subjectProgrammingeng
dc.titlePlataforma Arduino: uma alternativa para potencializar a aprendizagem de programação de computadorespor
dc.title.alternativeArduino platform: an alternative to potentialize computer programming learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO crescente avanço das tecnologias tem contemplado diversos públicos no dia a dia, proporcionando maior eficiência na realização de atividades profissionais, de entretenimento e educação. Em um contexto educacional mais técnico, a programação de computadores consiste em um dos conteúdos de maior importância, pois seu conhecimento facilita a interpretação e resolução de problemas. Em cursos técnicos e superiores com ênfase em tecnologia, o aprendizado de programação é uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender como a utilização da Plataforma Arduino pode contribuir na aprendizagem de programação de computadores a partir do ensino dos princípios básicos da lógica de programação ao desenvolver protótipos eletrônicos. Quanto à sua natureza, esta pesquisa é considerada aplicada, aos demais métodos de abordagem é qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, se caracteriza como uma pesquisa exploratória e, aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. Para a coleta de dados, serão utilizados os métodos de observação e questionário. Esta pesquisa terá como base a teoria dialógica problematizadora, partindo dos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento, aplicação do conhecimento, abordados por Demétrio Delizoicov, onde serão propostos aos alunos projetos relacionados aos conteúdos de programação para serem resolvidos com a Plataforma Arduino. A partir desses momentos, procura-se propor o Arduino como uma alternativa para potencializar no processo de ensino e aprendizagem de programação de computadores. Com a coleta dos dados foi perceptível que a prática dessa pesquisa como metodologia no ensino e aprendizagem de programação de computadores corrobora para que os alunos construam esse conhecimento com mais facilidade. A partir das práticas desenvolvidas, foi elaborado como produto final um manual para professores que foi disponibilizado na página do curso. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.referee1Fontana, Marcus Vinícius Liessem
dc.contributor.referee2Cambrana, Adão Caron
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5366321081208566por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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