O trabalho do assistente social no ensino superior público: atribuições e competências em sua inserção na formação acadêmica em Serviço Social
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Data
2020-05-25Primeiro membro da banca
Kocourek, Sheila
Segundo membro da banca
Pedersen, Jaina Raqueli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa pesquisa visa compreender a importância e significado da inserção do assistente social na
formação acadêmica em Serviço Social buscando vislumbrar a percepção que o assistente social
supervisor de campo possui sobre sua ação pedagógica enquanto uma competência e atribuição
profissional. Da mesma forma, busca trazer a luz um novo ator social possível no processo de
estágios em Serviço Social: um agente articulador da tríade, que para além da supervisão de
campo e da docência, propõem a articulação entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo
de estágio a fim de alinhar a formação as demandas das políticas públicas e da população
usuária, bem como garantir uma formação com qualidade. O tema foi escolhido tendo em vista a
atuação da autora como assistente social servidora em uma Universidade Pública, vinculada a
um Departamento de Ensino em Serviço Social. Assim, pretende-se contribuir com a
socialização da experiência de trabalho, assim como, dar visibilidade a atuação dos assistentes
sociais não docentes na formação acadêmica, através da supervisão de estágios. Nesse sentido a
pesquisa é orientada pelo seguinte problema de pesquisa: Como vem se constituindo a atuação
do assistente social no que diz respeito a sua implicação com a formação acadêmica, através do
processo de supervisão de estágios em Serviço Social? Assim, objetiva problematizar as
atribuições e competências profissionais do assistente social, supervisor de estágio, no âmbito da
formação acadêmica em Serviço Social tendo por finalidade a garantia de uma educação superior
pública de qualidade e socialmente referenciada. Foi possível concluir a partir da pesquisa, que
pontos comuns e divergentes perpassam a atuação do assistente social nas diferentes políticas
públicas. Os pontos divergentes concentram-se, principalmente, nas diferenças estruturais de
cada política, suas demandas e organizações correspondentes que dai discorrem desafios e
potencialidades percebidas durante o processo de estágio. Como pontos convergentes tem-se o
impacto positivo do estagiário em campo, oportunizando processos de reflexão e aprimoramento
do trabalho exercido pelo assistente social supervisor. Os diferentes profissionais também
concordam no que tange a importância da educação permanente como uma estratégia de
resistência a naturalização da desigualdade social. Também foi possível concluir a partir do
estudo que o campo de atuação em Cursos de Graduação em Serviço Social é um novo e
profícuo espaço de trabalho, em que se tem a possibilidade de intervir durante todo o processo de
formação acadêmica, incidindo assim nos rumos da profissão. Na experiência estudada, os
gestores pedagógicos afirmam que este profissional tornou-se imprescindível no processo de
gestão dos estágios, contribuindo na formação de qualidade defendida pela categoria
profissional.
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