Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
Resumo
Esta monografia constitui-se na realização de um estudo interligando a
Educação Ambiental e a inclusão de alunos com necessidades educacionais
especiais (NEEs) no sistema regular de ensino. A pesquisa envolveu o Colégio
Estadual Professora Edna May Cardoso e na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Luizinho de Grandi - CAIC, ambas localizadas na cidade de
Santa Maria/RS. O interesse pela temática surgiu a partir de experiências
vivenciadas ao longo do curso de Graduação em Educação Especial da
Universidade Federal de Santa Maria e o particular interesse e curiosidade por
temas ligados ao meio ambiente. A educação inclusiva traz consigo muitos
desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que
mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos
alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das
diferenças. Com esta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade da Educação
Ambiental como ferramenta que pode estar contribuindo na proposta da
educação inclusiva. Apontar propostas pedagógicas de Educação Ambiental e,
posteriormente apresentar o estudo as duas escolas envolvidas. A metodologia
utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta
de dados um questionário com seis questões envolvendo a Educação
Ambiental e a inclusão, sendo aplicado aos professores que trabalhavam com
alunos incluídos. Foi possível concluir que a Educação Ambiental se for
abordada adequadamente contribui para a construção de novos valores, no
resgate da autoestima, e no desenvolvimento social e intelectual dos
indivíduos, se configurando, assim como uma excelente aliada no processo da
inclusão de alunos com NEEs.
Coleções
- Educação Ambiental [190]