As vias horizontais de gestão: a reestruturação das relações de poder na escola
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Data
2013-11-29Autor
Scheffler, Vera Beatriz Bauer
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Este trabalho é uma reflexão dos discursos das políticas educacionais e suas
implicações nas relações de poder dos espaços da escola. Nesse sentido, esta
monografia objetiva analisar o caráter antagônico das reformas educacionais e suas
implicações nas relações de poder nos espaços escolares. A análise partiu da
seguinte problemática: em que medida a gestão, diante do caráter antagônico das
reformas educacionais, pode organizar as relações que permeiam nos espaços
escolares para instituir a gestão democrática da escola pública? Para tanto, apoiouse
na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica,
apresentando assim a interpretação de uma realidade com base em obras
relevantes do universo acadêmico. Dentre os estudos optou-se pelas bases teóricas
das mudanças e desafios da proposta democrática da gestão escolar, como também
as diretrizes e bases da educação nacional e da legislação que embasam a nossa
temática. Tomando a gestão como campo, tem-se a necessidade de compreender
sua gênese social e as relações acerca do poder e suas implicações nos espaços
escolares. Pode-se pontuar uma saída para as relações de poder que se tecem na
escola, ao lançar a hipótese de vias horizontais de gestão na organização dos
espaços escolares. Nesse caso, a organização da escola é pensada não por uma
linha vertical, fechada e isolada em si mesma, mas ao contrário, orientada nos
princípios democráticos. Ao tomar essa referência a escola se abre para as
diferentes opiniões, reinterpretando os significados (explícitos e implícitos) mediante
contínuos e complexos processos de intercâmbio e negociação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]