Tecnologias e educação: utilizando filmes e vídeos na sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2010-11-26Autor
Seibert, Maiane Bitencourt da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A introdução de tecnologias audiovisuais na vida cotidiana cresce de maneira bastante rápida em
todas as esferas da sociedade. Na educação a utilização de recursos tecnológicos também aumenta,
na medida em que cresce o contato dos alunos com tais instrumentos facilitadores da aprendizagem
desde cedo. Sendo assim, a proposta deste trabalho é verificar como os professores
estão trabalhando com tecnologias aplicadas à educação, em específico com a utilização de filmes
e vídeos em sala de aula; verificar como selecionam esses materiais, e se estão preparados
para desenvolver atividades utilizando tais recursos. Também pretendemos verificar como os alunos
estão sendo envolvidos por esse trabalho, como percebem e reagem frente ao uso desse
recurso. Para tanto, foram aplicados questionários de ordem qualitativa para os professores e alunos.
Assim, constatamos que a maioria dos educadores não possui formação adequada para empregar
tecnologias no seu trabalho em sala de aula. Contudo, se esforçam para selecionar filmes
e vídeos que correspondam aos conteúdos do programa da escola e aos interesses dos alunos, o
que tem gerado resultados positivos no aprendizado dos mesmos. Alguns destes, os mais adiantados,
por sua vez, também percebem que há um propósito nesse trabalho.