Práticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicas
Resumen
Esta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão
e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto
educativo que visa oportunizar uma metodologia de ensino capaz de promover uma aprendizagem
voltada ao trabalho criativo de seus participantes. Busca-se desenvolver suas competências a partir
das inteligências múltiplas, classificadas por Howard Gardner, através da observação, da produção e
da utilização de materiais artísticos, como elementos imprescindíveis à motivação, ao estímulo e
criação de conhecimentos. Considerou-se, também, o trabalho individual concomitante às tarefas
socializadas, integrando teoria e a prática, oportunizando aos alunos desenvolverem-se, o mais
integralmente possível, na área de competência em que se inserem. Para tanto, utilizou-se, como
sustentação teórica, os postulados propostos por Howard Gardner sobre a teoria das inteligências
múltiplas. Esta teoria permitiu a compreensão das diferentes formas e estilos de práticas educativas,
bem como dos mecanismos que as pessoas têm e utilizam para conhecerem-se a si mesmas e ao
seu universo social, sob constante interação sócio-cultural. Foram utilizados, também, os enunciados
da psicologia histórico cultural dos sujeitos, enquanto seres socialmente organizados e influenciados
pelas ações do grupo/meio social em que vivem, de Lev Vygotsky. Portanto, neste estudo, pretendese
mostrar o desenvolvimento das competências e habilidades dos sujeitos investigados, em sua vida
diária, estudantil e profissional, em decorrência de atividades incentivadas, exploradas e construídas durante as oficinas propostas.