Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.creatorFoletto, Andrielli Leal
dc.date.accessioned2021-11-22T12:51:36Z
dc.date.available2021-11-22T12:51:36Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22903
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Diurno, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis course conclusion work presents a survey research on Mathematics in Early Childhood Education, with emphasis on geometry, games and children's literature. Through this, I seek as a general objective to investigate materials that aid the movement of geometry teaching in children's education through games and children's literature, and as specific objectives identify mathematical games that explore geometry and analyze ways of teaching geometry through reading children's book. The interest in this work came from my experiences related to mathematics throughout the Basic Education and it was through my inquiries with a look not only of teacher in formation, but of student, that this took shape and was concluded. In the first chapter I present the introduction, in the second chapter I bring some theoretical notes on the teaching of Mathematics in Early Childhood Education and how games and children's literature can be used to enhance this teaching, and in the third chapter I present two pictures Of game analysis and children's literature that can be used in the classroom as a differentiated methodology for teaching practice. Finally, I contemplate my goals with the completion of this work, presenting new ways to enrich mathematics teaching opportunities in the classroom and showing the importance of this teaching from kindergarten.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectGeometriapor
dc.titleMatemática na educação infantil: possibilidades para o ensino de geometriapor
dc.title.alternativeMathematics in early childhood education: possibilities for the teaching of geometryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa de levantamento sobre a Matemática na Educação Infantil, dando ênfase à geometria, aos jogos e à literatura infantil. Por meio deste, busco como objetivo geral investigar materiais que auxiliam o movimento de ensino de geometria na educação infantil por meio de jogos e literatura infantil, e como objetivos específicos identificar jogos matemáticos que exploram a geometria e analisar modos de ensinar geometria através de leitura de livros infantis. O interesse por este trabalho surgiu das minhas vivências relacionadas à matemática durante toda a Educação Básica e foi através das minhas indagações com um olhar não somente de professora em formação, mas de aluna, que este tomou forma e se concluiu. Nele desenvolvo três capítulos: no primeiro capítulo apresento a introdução, no segundo capítulo trago alguns apontamentos teóricos sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil e como os jogos e a literatura infantil podem ser usados para potencializar este ensino, e no terceiro capítulo apresento dois quadros de análise de jogos e literatura Infantil que podem ser utilizados em sala de aula como uma metodologia diferenciada para a prática docente. Por fim, contemplo meus objetivos com a finalização deste trabalho, apresentando novas maneiras de enriquecer possibilidades de ensino de matemática na sala de aula e mostrando a importância do ensino desta desde a Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples