Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ticiane Arruda da
dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorSouza, Andréa Lima de Souza
dc.date.accessioned2021-11-22T13:24:24Z
dc.date.available2021-11-22T13:24:24Z
dc.date.issued2017-03-06
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22905
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Diurno, RS, 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.titleA contribuição do Pibid na construção de aprendizagem na formação acadêmica no estágiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais, na construção de ensino-aprendizagem na formação inicial como Pedagoga no Estágio Supervisionado no segundo semestre de 2016. O Objetivo geral é analisar a contribuição do Subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais do PIBID da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, na construção do ensino e aprendizagem no processo do estágio obrigatório do curso de Pedagogia. Tem como objetivos específicos: Identificar as Políticas Públicas de formação inicial de professores, destacando as ações do PIBID; Reconhecer os processos de ensino-aprendizagem no decorrer da formação inicial como Pedagoga; Compreender a importância das práticas desenvolvidas no estágio supervisionado, considerando as aprendizagens ao longo das atividades do PIBID. A metodologia adotada é abordagem qualitativa do tipo participante, para coleta de dados foi utilizados os diários de campos, as reflexões. Como embasamento teórico foi utilizado como os principais autores: René Barbier (1998 e 2002); José Carlos Libâneo (2001); Paulo Freire (2001), entre outros. Constatou-se que a contribuição programa além de proporcionar uma qualidade na formação inicial, desenvolveu uma qualidade significativa no processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples