Mostrar registro simples

dc.creatorMoreira, Vinicius Ceratti
dc.date.accessioned2021-11-25T13:07:20Z
dc.date.available2021-11-25T13:07:20Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22978
dc.description.abstractThe dissertation was developed in the scope of Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) from the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and it is linked to the group FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). The thematic of the research involves the existing relations between Music and Pedagogy, specifically, the musical repertoires that organize training actions in the disciplines of Arts/Music in Pedagogy courses. The general objective of this study is to understand the processes of choices and the implications of the use of musical repertoire of training teachers in Pedagogy courses. As specific objectives, the aim is to get to know the musical trajectories and formations of teachers and how they are articulated with the choices of repertoires for Pedagogy, to investigate which contents - musical and extra-musical - that are developed from the selected musical repertoires, understand how the choices of musical repertoires enhance and move the musical and pedagogical-musical formation of the reference-teacher. The dissertation is organized in a literature review that deals with music in Pedagogy, in the context of Brazilian education. Then, it approaches the studies about musical repertoires for and in teaching, considering data from a mapping in CAPES of academic researches related to the theme. The research for this dissertation had a qualitative approach and the research with narratives was the methodological procedure and the narrative interview with five teacher teachers was used as a data production instrument. Comprehensive-interpretative analysis was used to analyze the findings. The results of this research show that the training teachers choose their musical repertoires based on relationships with life trajectories, activities for the development of musical and extramusical content, the musical tastes of the students and the context of Early Childhood Education. In this way, the choice of repertoires becomes a complex process for the teaching activity and is linked to the ways of thinking and enhancing the musical and pedagogical-musical formation of the reference-teachers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRepertório musicalpor
dc.subjectProfessoras formadoraspor
dc.subjectFormação musical na pedagogiapor
dc.subjectMusical repertoireeng
dc.subjectTraining teacherseng
dc.subjectMusical education in pedagogyeng
dc.titleRepertórios musicais em cursos de Pedagogia: narrativas de professoras formadoraspor
dc.title.alternativeMusical repertoires in Pedagogy courses: narratives of training teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculada ao grupo FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). A temática da pesquisa envolve as relações existentes entre a Música e a Pedagogia, em específico, os repertórios musicais que organizam as ações formativas nas disciplinas de Artes/Música nos cursos de Pedagogia. O objetivo geral desta pesquisa se delineia em compreender os processos de escolhas e as implicações do uso de repertório musical de professoras formadoras em cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos, conhecer as trajetórias e formações musicais das professoras e como esses fatores se articulam com as escolhas de repertórios para a Pedagogia; investigar quais os conteúdos (musicais e extramusicais) que são desenvolvidos a partir dos repertórios musicais selecionados; entender como as escolhas de repertórios musicais potencializam e movimentam a formação musical e pedagógico-musical das professoras-referências. A dissertação está organizada em uma revisão de literatura que trata a música na Pedagogia, no contexto da educação brasileira. Em seguida, aborda os estudos acerca de repertórios musicais para e na docência, considerando dados de um mapeamento na CAPES das pesquisas acadêmicas referentes à temática. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como procedimento metodológico a pesquisa com narrativas e como instrumento de produção de dados a entrevista narrativa com cinco professoras formadoras e, para a análise dos achados, utilizou-se a análise compreensiva-interpretativa. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as professoras formadoras escolhem seus repertórios musicais a partir de relações com as trajetórias de vidas, das atividades para o desenvolvimento de conteúdos musicais e extramusicais, dos gostos musicais das alunas e do contexto da Educação Infantil. Dessa maneira, as escolhas de repertórios tornam-se um processo complexo para a atividade docente e que está vinculado aos modos de pensar e potencializar a formação musical e pedagógico-musical das professoras-referências.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.referee2Almeida, Cristiane Maria Galdino de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9191616400921438por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International