Gestão da produção de materiais didáticos para EaD na prática: conceituações e possibilidades
Resumo
No presente artigo são abordadas algumas conceituações acerca de ensino a distância, materiais
didáticos, bem como possibilidades que uma equipe multidisciplinar dispõe para estabelecer, acompanhar
e conduzir racionalmente atividades e fluxos da produção de materiais didáticos para
EaD. Verifica-se que tal conjunto de atividades, aqui denominado como gestão, pode otimizar o
tempo, espaço, infra-estrutura, recursos financeiros, recursos humanos e são regras ou possibilidades
que, combinadas entre si, podem transformar os materiais produzidos pelos professores
pesquisadores em materiais instrucionais, conforme a necessidade de cada instituição ou equipe multidisciplinar. Para tal procedimento, neste artigo são abordadas questões de cunho pragmático
no processo de produção de materiais didáticos, dividido em fases e etapas para melhor acompanhar
a produção, controle, acompanhamento, prazos, particularidades, encerramento e melhorias
no processo, sempre observando uma sincronia entre professores pesquisadores e equipe de
produção de materiais, pois a pesquisa de um, deve desafiar e instigar a produção do outro.