Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBenetti, Alfonso
dc.creatorJunior, Antonio José dos Santos
dc.date.accessioned2021-12-02T18:08:42Z
dc.date.available2021-12-02T18:08:42Z
dc.date.issued2017-07-13
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23115
dc.description.abstractThe poetic creation is a means of reflection and construction of memories, whose the approaching is characterized through the practice of paintings and researches made in the painting studio 1336 of the Federal University of Santa Maria. They are autobiographical and says about what I consider to be intimate and familiar, both people, objects and places, that is, everything that has instigated me for this research. The black-and-white photographs and old monocles are the starting point, as well as old objects, places I have frequented and recorded, capturing images, essences and feelings, which become research motifs in painting, mixing some of these memories from familiar photographs of 3rd and 4th generation. The approach also emphasizes costumes and autobiographical culture of those who predate me. From cultural experiences in Portugal, through academic mobility, I mix my memories in my work and with everything I consider familiar, contributing to future research in painting from experimentations of materials and supports. Investigations have resulted in a series that encompasses vast memories which to me, is singular and striking.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectFotografia familiarpor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectMemorieseng
dc.subjectPhotos familyeng
dc.subjectPaintingeng
dc.titleMemórias: a fotografia familiar como suporte investigativo na pinturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationArtes Visuais - Bacharelado em Desenho e Plásticapor
dc.description.resumoA criação poética é um meio de reflexão e construção de memórias, cuja abordagem é caracterizada através da prática de pinturas e pesquisas realizadas no Ateliê de pintura 1336 da Universidade Federal de Santa Maria. Elas são de caráter autobiográfico e sobre o que considero íntimo e familiar, tanto as pessoas, quanto os objetos e os lugares, ou seja, tudo o que de certa forma me instigou para esta pesquisa. As fotografias preto e branco e monóculos antigos são ponto de partida, assim como objetos antigos, lugares que frequentei e registrei, captando imagens, essências e sentimentos, que passam a ser motivos de investigação em pintura, mesclando um pouco dessas memórias oriundas de fotografias familiares de 3ª e 4ª geração. A abordagem também enfatiza costumes e cultura autobiográfica daqueles que me antecedem. A partir de experiências culturais em Portugal, via mobilidade acadêmica, mesclo minhas memórias no meu trabalho e com tudo o que considero familiar, contribuindo para futuras pesquisas na pintura a partir de experimentações de materiais e suportes. A partir de investigações resulta uma série que abarca vastas lembranças o que para mim, é singular e marcante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples