Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorGonçalves, Andressa Helene Querubini
dc.date.accessioned2021-12-02T18:10:04Z
dc.date.available2021-12-02T18:10:04Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23123
dc.description.abstractEste trabajo final de curso presenta una investigación en arte y enseñanza, desarrollado en el Curso de Profesorado en Artes Visuales de la Universidade Federal de Santa Maria, RS. Se tejió la trama (ALMEIDA, 2009) como un concepto, conectando a los tránsitos entre procesos artísticos y enseñanza. La problemática fue elaborada desde la siguiente indagación: ¿Qué tramas en tránsitos fueron producidas en un proceso formativo en Artes Visuales? Para la realización de este estudio, se recurrió a referencias teóricas pertinentes al tema, como tránsitos desde Nunes (2016) y Rolnik (1997) para pensar en los desplazamientos, Corazza (2008, 2015), para las cuestiones del proceso formativo, Achutti (2004) y Cunha (2015) que se relacionan respectivamente con la fotografía y la imagen. Como metodología se optó por la a/r/tografía (DIAS e IRWIN, 2013), como una forma de considerar la figura del profesor, del artista y del investigador en alianza al proceso. Los resultados de dichas experimentaciones problematizaron espacios de creación en tramas posibles de ser elaboradas con la fotografía.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTramaspor
dc.subjectTrânsitospor
dc.subjectProcesso formativo em artes visuaispor
dc.subjectFotografiaspor
dc.subjectTránsitosspa
dc.subjectProceso formativo en artes visualesspa
dc.subjectFortografíasspa
dc.titleProcesso formativo em artes visuais: entre tramas, trânsitos e fotografiaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plásticapor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa em arte e educação, desenvolvida no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Alinhavou-se a trama (ALMEIDA, 2009) como um conceito aliado aos trânsitos entre processos artísticos e docência. A problemática foi elaborada a partir da seguinte indagação: que tramas em trânsitos foram produzidas em um processo formativo em Artes Visuais? Para a realização deste estudo, foram abordados referenciais teóricos pertinentes ao tema, como trânsitos a partir de Nunes (2016) e Rolnik (1997) para pensar os deslocamentos, Corazza (2008, 2015) para as questões do processo formativo e Achutti (2004) e Cunha (2015) que relacionam-se respectivamente com a fotografia e a imagem. Como metodologia optouse pela a/r/tografia (DIAS e IRWIN, 2013), como uma maneira de considerar a figura do professor, do artista e do pesquisador em aliança ao processo. Os resultados destas experimentações problematizaram espaços de criação em tramas possíveis de serem tecidas com a fotografia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples