Entre produções docentes e artísticas - modos de artistar uma docência
Resumo
Esta pesquisa busca perceber as tramas que entrecruzam a docência em arte, permitindo linhas de fuga na ideia que se tem cristalizada sobre as relações que a permeiam, isto é, modos de compor a produção artística com a docente, que apontam para invencionar e experimentar possibilidades de uma docência artista. Uma docência artista atravessada pela educação e arte menor, contaminada pelos respingos dos estudos feministas e gênero, levando em conta o que pode emergir do próprio feminino, envolvendo educação e arte, entrelaçada com as inquietudes que permearam esse processo com o método biografemático de escrita. Como problemática decidiu-se pela seguinte indagação: Como a produção docente pode compor com a produção artística? As principais referências teóricas foram Luciana Gruppelli Loponte (2006, 2008, 2012, 2013, 2016), Sandra Mara Corazza (2013, 2014), Guacira Lopes Louro (2013, 2014) e Sílvio Gallo (2003, 2012, 2016), entre outras. Como resultado apresentamos as composições que foram elaboradas entre uma produção artística que respingou na docência e uma escrita que foi perfurada por ambas.