Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorLosekann, Denise Meller
dc.date.accessioned2021-12-02T18:10:40Z
dc.date.available2021-12-02T18:10:40Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23124
dc.description.abstractEsta investigación pretende perceber los marcos que cruzan la ensenãnza en arte, permitiendo líneas de fuga en la ideia que se tiene cristalizada sobre las relaciones que la impregnan, es decir, modos de componer la producción artística con el profesorado, que apuntan para invencionar y experimentar posibilidades de una enseñanza artista. Una enseñanza artista entrecruzada por la educación y arte menor, contaminada por el chapoteo de los estudios feministas y género, en vista de lo que puede emerger del propio feminino, envolviendo educación y arte, entrelazada con las inquietudes que permearon ese proceso con el método biografemático de escrita. Como problemática se decidió por la siguiente indagación: ¿Cómo la producción del profesor puede componer con la producción artística? Las principales referencias teóricas fueron Luciana Gruppelli Loponte (2006, 2008, 2012, 2013, 2016), Sandra Mara Corazza (2013, 2014), Guacira Lopes Louro (2013, 2014) y Sílvio Gallo (2003, 2012, 2016), dentre otras. Como resultado presentamos las composiciones que fueron elaboradas entre una producción artística que salpicó en la enseñanza y una escritura que fue perforada por ambas.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocência artistapor
dc.subjectArte menorpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectEnseñanza artistaspa
dc.subjectGénerospa
dc.subjectArtes visualesspa
dc.titleEntre produções docentes e artísticas - modos de artistar uma docênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plásticapor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca perceber as tramas que entrecruzam a docência em arte, permitindo linhas de fuga na ideia que se tem cristalizada sobre as relações que a permeiam, isto é, modos de compor a produção artística com a docente, que apontam para invencionar e experimentar possibilidades de uma docência artista. Uma docência artista atravessada pela educação e arte menor, contaminada pelos respingos dos estudos feministas e gênero, levando em conta o que pode emergir do próprio feminino, envolvendo educação e arte, entrelaçada com as inquietudes que permearam esse processo com o método biografemático de escrita. Como problemática decidiu-se pela seguinte indagação: Como a produção docente pode compor com a produção artística? As principais referências teóricas foram Luciana Gruppelli Loponte (2006, 2008, 2012, 2013, 2016), Sandra Mara Corazza (2013, 2014), Guacira Lopes Louro (2013, 2014) e Sílvio Gallo (2003, 2012, 2016), entre outras. Como resultado apresentamos as composições que foram elaboradas entre uma produção artística que respingou na docência e uma escrita que foi perfurada por ambas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples