Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 111-130 of 856
-
Clube União Beneficente: o protagonismo pedagógico de um clube social negro no município de São Vicente do Sul/RS
(2013-04-05)Essa pesquisa teve por objetivo compreender o papel que um clube social negro existente no município de São Vicente do Sul/ RS exerceu no processo cultural e identitário de um grupo de pessoas que usufruíram deste lugar-comum. ... -
Como entendemos a matemática ensinada nos anos inciais? Com a palavra os licenciandos em matemática
(2015-08-28)O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo principal investigar o ... -
Como o professor médico percebe a sua formação ao longo da trajetória: em busca das marcas constituintes do processo de formação docente
(2006-03-27)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Seu objetivo é acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, em relação ... -
Comprometimento políticos dos professores: resgate e busca nas tramas das práticas escolares
(2012-03-30)A presente dissertação teve como intuito investigar o nível de politização dos professores e se este condiciona o comprometimento político destes trabalhadores frente ao contexto educacional da rede pública estadual de ... -
O compromisso pedagógico com a formação da opinião pública crítica
(2005-05-12)O presente trabalho busca compreender o sentido do conceito de opinião pública na educação e averiguar de que modo a proposta de esfera pública de Habermas pode contribuir na produção da democracia educacional. O estudo ... -
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
Comunidade surda da fronteira, experiência compartida
(2016-07-15)No Campo dos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos, este trabalho de dissertação toma o sujeito surdo na condição da diferença linguística, tendo como referência de relação com o mundo, com os outros e consigo ... -
“Comunidades de investigação”: memórias dos sujeitos educativos sobre as vivências das aulas de filosofia para crianças.
(2008-05-26)Estruturada em quatro capítulos, a partir de observações em torno do interesse das crianças pelas aulas de Filosofia, nesta pesquisa Comunidades de Investigação : Memórias dos Sujeitos Educativos sobre as vivências das ... -
O conceito de emancipação: um diálogo entre a teoria crítica de adorno e as pedagogias críticas no Brasil
(2016-08-19)A presente dissertação de mestrado problematiza o conceito de emancipação e ocupa-se com a sua apropriação pelas pedagogias críticas no cenário nacional brasileiro. Teve como objetivo construir bases sólidas para uma efetiva ... -
As concepções da formação profissional da licenciatura em educação física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas
(2007-04-27)Este epítome refere-se à investigação inserida na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM). O objetivo foi compreender as concepções da formação de professores da nova Licenciatura ... -
As concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS: uma reconstrução dos percursos formativos através de relatos autobiográficos
(2011-03-31)Esta investigação busca uma aproximação das concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS, através de relatos autobiográficos das ... -
Concepções de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano
(2006-09-06)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente as Instituições de Ensino Superior ... -
Concepções e práticas de docência dos professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins
(2015-09-03)Esta dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM. Buscou investigar Quais as concepções e práticas de docência dos ... -
As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados alcançados na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, ... -
Concepções sobre ser menino e ser menina de uma turma de crianças de multi-idade na educação infantil
(2023-08-16)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O problema de ... -
A condição docente no olhar de três gerações de professores formadores
(2007-03-28)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A ... -
Condutas conectada e separada dos tutores da UAB/UFSM nas atividades de estudo fórum no moodle
(2013-02-18)O objetivo é compreender como as condutas conectada e separada dos tutores nas atividades de estudo fórum no Moodle potencializam diálogo-problematizador e produção colaborativa em torno dos conteúdos curriculares. ... -
Condutas de criação na proposta musicopedagógica CDG - Cante e dance com a gente
(2014-05-23)A presente dissertação questionou a possibilidade de uma determinada proposta de ensino de música, qual seja, a Proposta Musicopedagógica CDG Cante e Dance com a Gente, ser considerada como uma poética pedagógica, de ... -
Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA
(2006-02-17)Nesta pesquisa, são analisados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares que buscam enfocar interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, mediante a abordagem de temáticas contemporâneas, marcadas ... -
Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento
(2011-09-06)A presente dissertação trata acerca dos Conflitos homofóbicos na escola, e a teoria do reconhecimento . Pertence à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da ...