Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 410-429 of 856
-
A gestão escolar democrática em interlocução com a qualidade na educação infantil
(2014-07-10)A educação infantil se constitui como campo do conhecimento em construção, e nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, a presente ... -
O gesto crítico-performativo do/a artista docente em dança: investigações com artistas docentes de dança no estado do Rio Grande do Sul
(2022-08-17)Esse estudo apresenta reflexões do vocabulário que constitui e de-forma a ideia de um/a artista docente ou docente artista na dança. Para isso a dissertação compõe-se de duas partes principais, a primeira diz respeito ao ... -
Gestores educacionais para a educação inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade
(2016-08-26)Nesta pesquisa, problematizei a circulação dos discursos que têm, na aliança entre a gestão educacional e a inclusão escolar, uma potente estratégia de produção na escola contemporânea. Para tanto, busquei dar conta da ... -
O gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RS
(2023-12-15)Compreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. ... -
Gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência intelectual: a pesquisa intervenção como mediação na formação docente da Educação Especial
(2020-07-24)Esta dissertação de mestrado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa – Educação Especial, Inclusão e Diferença e teve como objetivo investigar em que medida a oferta de uma Disciplina ... -
Governamento das famílias: a produção do aluno “problema” no discurso escolar
(2007-03-29)A presente Dissertação, Governamento das famílias: a produção do aluno problema no discurso escolar, insere-se no campo de estudos que pretendem desnaturalizar as relações estabelecidas entre a escola e a família - ... -
Grupo VocaPampa: narrativas sobre saberes profissionais de musicodocentes
(2021-11-04)Essa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes – LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em ... -
Heil humor: rir do nazismo é o melhor remédio. oder? humor antinazista e possíveis impactos no ensino de língua e cultura alemã
(2018-08-06)Este estudo é motivado pelo interesse no ensino de língua alemã como língua estrangeira no contexto brasileiro, aliado ao humor político, especificamente humor antinazista e antifascista. Na Alemanha atual, esse tipo de ... -
Helena Ferrari Teixeira: entre saberes e representações
(2006-03-16)Esta dissertação se insere na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional no PPGE Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM Universidade Federal de Santa Maria. Nesse trabalho, propus-me conhecer ... -
Helma Berch e o ensino de música no contexto da imigração alemã católica do Vale do Taquari
(2009-11-30)A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, buscou analisar a trajetória da professora Helma Bersch, frente ... -
A herança do esquecimento: saberes docentes nas narrativas de formação
(2015-08-21)O presente trabalho de dissertação enquadra-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
(2006-04-20)Esta pesquisa foi construída na Linha de Pesquisa Educação e Artes/PPGE. Seu objetivo atende para a investigação dos processos de criação e significação, experimentando uma prática educativa significativa, integrando os ... -
A história da disciplina de música no curso de Pedagogia da UFSM (1984-2008)
(2010-06-28)O presente projeto está vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se investigar a história da disciplina ... -
História da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS
(2007-05-17)Este estudo foi realizado na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ele apresenta a história da Escolinha de Artes/UFSM, de Santa Maria, e se ... -
História de outrora contadas agora: formas identitárias profissionais e sociais de uma professora rural
(2011-03-31)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1- intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), e tem como foco a História ... -
História de vida de uma professora que ensinou em escolas do campo com classes multisseriadas na região central do RS
(2019-08-02)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação inicial da professora para atuar na escola multisseriada. Como metodologia de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa utilizando como instrumentos de coleta ... -
Uma história, dois olhares: narrativas de alunas/professoras do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul/RS (1929 -1990)
(2008-04-10)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a trajetória de formação docente no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul/RS, através das memórias de alunas/professoras, entre ... -
Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das artes visuais
(2010-03-03)A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento ... -
Histórias em quadrinhos: uma alternativa pedagógica para o ensino de química
(2018-02-07)Em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o ... -
A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva: problematizando discursos oficiais
(2009-11-19)Busco, na presente dissertação, problematizar os discursos das políticas de inclusão e seus efeitos de verdade na produção das famílias de pessoas com deficiência. Tal empreendimento analítico foi desenvolvido tendo como ...