Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 450-469 of 856
-
Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação EAD/UAB/UFSM
(2015-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que a balizou refere-se à ... -
A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RS
(2014-01-06)Este trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro indicadores: presença, participação, ... -
Inclusão digital na educação infantil: culturas infantis nas culturas contemporâneas
(2016-08-30)O avanço tecnológico dos últimos anos tem provocado uma profunda inquietação social referente à inclusão da cultura digital. Neste sentido, a escola, enquanto promotora social do desenvolvimento humano, não poderá negar ... -
A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância
(2014-04-04)Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo considerou como objetivo: analisar como o Curso de Graduação ... -
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas
(2014-11-16)Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA ... -
A inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docente
(2014-03-10)Este estudo tem como foco os discursos veiculados pela revista Integração/Inclusão que atualmente vêm configurando e reconfigurando a Educação na perspectiva da inclusão escolar e, por consequência, os modos de ser ... -
Inclusão no IF Farroupilha Campus Santo Augusto: conjunto de práticas políticas que tem produzido sujeitos
(2017-09-05)O presente estudo se insere no campo de investigação das políticas de inclusão implementadas nos Institutos Federais de Educação Profissional no Brasil e especificamente no Instituto Federal Farroupilha e pode ser inscrito ... -
Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
(2013-04-16)Este trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca ... -
Indicadores de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-educativo no município de Santo Ângelo - RS
(2005-03-09)A presente dissertação objetiva investigar indicativos de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-Educativo do Município de Santo Ângelo. Após a introdução, uma justificativa pessoal esclarece a ... -
Indicadores de inclusão na educação infantil e suas implicações na constituição do sujeito
(2015-08-25)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda o processo de inclusão na ... -
A indisciplina no interior da escola: uma aproximação com o outro
(2002-03-15)O presente trabalho foi desenvolvido com adolescentes de uma 5ª série, constituída de alunos repetentes, de uma escola da rede pública estadual de Santa Maria, RS. Pretende mostrar como eram produzidos e se produziam os ... -
Indústria cultural e educação: caminhos de volta
(2007-04-13)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, para a linha de pesquisa: Educação e Arte. O trabalho versa sobre ... -
A infância em uma perspectiva inclusiva: análise sobre as Diretrizes Curriculares de Santa Maria/RS
(2017-08-23)O trabalho aborda as Políticas Públicas para a Educação Infantil na perspectiva inclusiva, com um olhar na legislação de ensino de um município da Associação dos Municípios do Centro do Estado/ Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS). ... -
Influências do Sinaes na construção curricular do curso de Pedagogia
(2014-03-27)Este trabalho trata da influência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na reformulação de currículos dos cursos de graduação em Pedagogia em duas instituições públicas federais do Rio Grande do ... -
A informática e a educação dos alunos incluídos no ensino regular numa escola pública da rede estadual do município de Santa Maria / RS
(2004-09-13)O estudo realizado apresenta uma análise dos recursos da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem e suas contribuições na construção do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. Neste intuito, objetivou-se ... -
Informática e educação inclusiva: discutindo limites e possibilidades
(2005-03-30)Dentre os temas presentes nas discussões mundiais sobre educação, atualmente, encontramos a questão da utilização da Informática na educação e o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) ... -
Ingeburg Hasenack: memórias de uma educadora musical
(2013-04-18)A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetivou compreender a trajetória de vida pessoal e profissional ... -
Inglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinar
(2002-05-31)O trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças multicognoscentes. ... -
Ingresso no curso de educação especial: aspectos motivadores ao processo de escolha profissional
(2021-10-12)Essa dissertação, constituinte do Curso de Mestrado em Educação, na Linha de pesquisa Educação, Inclusão e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve como objetivo ... -
Ingresso, acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS
(2006-03-24)O presente estudo teve por objetivo investigar o Ingresso, Acesso e Permanência dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS. Para identificar os sujeitos pesquisados ...