Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 550-569 of 856
-
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
A música no estágio supervisionado da Pedagogia: uma pesquisa com estagiárias da UFSM
(2010-03-29)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ... -
A música popular como decolonidade na formação de professores de música: narrativas de acadêmicos a partir de uma disciplina complementar de graduação
(2020-11-27)Inserido no campo de estudos das experiências musicais cotidianas, a presente dissertação,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, à Linha de Pesquisa Educação e ... -
A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
(2013-04-05)Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a ... -
Narrativas (auto) biográficas de jovens negros: compreensões sobre o processo de escolarização
(2016-08-05)Este trabalho faz uma abordagem do tema educação com a diversidade étnica inserida no espaço escolar, buscando compreensões acerca da realidade escolar vivenciada por pessoas afrodescendentes. O estudo objetiva compreender, ... -
Narrativas (auto)biográficas: a mediação da literatura infantil nas trajetórias formativas de uma professora de classe multisseriada
(2014-03-19)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
(2011-03-25)Esta investigação, desenvolvida na linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo analisar a construção de significados relacionados ... -
Narrativas de estagiários e memórias: a formação de professores a partir do dito/ escrito/ lembrado
(2014-05-09)Esta pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - Brasil (UFSM-BR) e está inserida na linha de pesquisa LP1: formação, saberes e desenvolvimento ... -
Narrativas de professores de teoria e percepção musical: caminhos de formação profissional
(2012-06-26)A presente dissertação de mestrado, intitulada Narrativas de Professores de Teoria e Percepção Musical: Caminhos de Formação Profissional, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de ... -
Narrativas fílmicas e educação das artes visuais percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professores
(2010-03-31)A presente pesquisa configura-se a partir da experiência investigativa vivenciada com um grupo integrado por cinco professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa ... -
Nas vozes de um mesmo tempo: a educação física institucionalizada no período da ditadura militar em Cacequi
(2006-03-22)Este estudo se configura como uma proposta de restabelecimento histórico acerca da Educação Física institucionalizada no município de Cacequi, no período da Ditadura Militar. Trata-se de uma tentativa de compreender, ... -
Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas relacionadas à CTS
(2014-04-16)O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem como um dos objetivos centrais à democratização de processos decisórios sobre temas sociais envolvendo ciência-tecnologia (CT). Também, este surge em contextos nos quais ... -
A não neutralidade na perspectiva educacional ciência-tecnologia-sociedade
(2012-01-27)A origem do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com repercussões na Educação em Ciências, está associada ao questionamento da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia (CT). Na Educação em Ciências, ... -
Necessidades formativas para a docência em geografia na educação básica
(2017-08-03)A pesquisa aqui relatada teve por objetivo “estabelecer possíveis relações entre necessidades formativas apontadas por professores de Geografia atuantes na Educação Básica e Saberes Necessários à docência apresentados na ... -
Negro (auto) biográfico; cotas, real imaginário simbólico: cotistas na UFSM
(2018-07-30)Falar de cotas na atualidade perpassa nosso conhecimento Real Simbólico Imaginário ainda mais se formos falar de Negros cotista dentro da UFSM. Assim, em um processo de conclusão de pesquisa de mestrado sobre Negros que ... -
No fluxo da batida: a cultura juvenil do funk circulando em uma escola pública de Santa Maria/RS
(2016-08-30)A presente dissertação pertence ao PPGE/UFSM, situando-se na Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas. A pesquisa realizou uma interface entre estudos sobre Juventudes; Culturas Juvenis; Cultura Escolar; ... -
A nova política de Educação Especial e suas decorrências para o atendimento de alunos com transtornos de aprendizagem
(2013-03-08)A pesquisa se insere na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir de vivências em escolas públicas, ... -
O novo Ensino Médio: entre as normativas/orientações para a reestruturação curricular e a prática didático-pedagógica de professores da formação geral básica
(2022-12-15)Esta pesquisa foi elaborada com base nos estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC), e está vinculado ao ... -
“Novo” Ensino Médio e trabalho pedagógico na rede estadual do Rio Grande do Sul: impactos na formação da força de trabalho no Brasil
(2023-03-30)Esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, foi produzida e orientada a responder à seguinte problematização: Tendo por ... -
“Nunca peguei um nenê no colo”: traços e pontos sobre gênero construídos por crianças nas suas interações e brincadeiras
(2020-05-26)Esta dissertação tem como temática de estudo as questões de gênero na Educação Infantil, um olhar através das brincadeiras e interações das crianças pequenas. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da ...