Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 590-609 of 856
-
Percurso da noção de drogas: por uma problematização do proibicionismo
(2010-04-01)A presente dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Teve como ... -
Perfil dos profissionais da rede de educação especial: descrição da formação e do conjunto de processos e práticas na educação superior
(2017-07-17)No cenário atual, em que muitas Instituições vem garantindo o acesso de estudantes com deficiência através de reserva de cotas, torna-se necessário investigar “quem” (no espaço e atuação que lhe é fornecido) e “como” ... -
Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle
(2014-03-20)Neste estudo, investigou-se a performance da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a ... -
Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica(TDC) em oficinas pedagógicas de genética
(2008-04-25)A maneira como os conteúdos de Biologia são trabalhados na escola, na maioria das vezes, limita-se ao simples cumprimento dos índices dos livros didáticos e o conhecimento é apresentado como acabado, absoluto e verdadeiro. ... -
Perspectivas para a formação docente diante do prisma da filosofia pósmetafísica de Habermas
(2009-11-17)A pesquisa consiste numa abordagem bibliográfica que visa ao exercício da hermenêutica crítica na teoria da ação comunicativa em Jürgen Habermas. A proposta de análise interpretativa pode reconstruir os pressupostos acerca ... -
Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência
(2014-03-28)Materializei nesta pesquisa um pensar sobre a docência que se produziu a partir de outros lugares que não somente o de uma atuação docente. Poesias, fotografias, lembranças, experimentações artísticas sendo uma delas ... -
A pessoa com altas habilidades/superdotação adulta: análises do processo de escolarização com elementos da contemporaneidade
(2009-12-03)Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual (GIDDENS, 1999), a sociedade vive um período de mudanças rápidas e com impactos na vida cotidiana, considerando que a ... -
A phronesis e os saberes docentes na práxis em educação infantil
(2022-07-14)Esta Dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Pistas, saídas, fugas e suspeições da escola como agenciamento de uma matriz discursiva da vulnerabilidade
(2020-07-31)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, do CE - Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa LP3 - Educação Especial, inclusão ... -
O planejamento das aulas de educação física dos professores que atuam em uma escola pública de Santa Maria (RS)
(2004-10-20)O presente estudo tematiza o Planejamento das Aulas de Educação Física, onde busquei investigar como os professores de Educação Física do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Santa Maria (RS) compreendem o planejamento ... -
O planejamento e a atividade principal da criança: vivências de futuras professoras na educação infantil
(2017-08-07)Educação infantil, educação matemática, atividade principal da criança e planejamento. É a partir destes conceitos que surge a justificativa para tal pesquisa vinculada ao Mestrado em Educação da Universidade Federal de ... -
Plano de acompanhamento pedagógico na educação superior: estratégia de inclusão
(2020-04-09)Esta pesquisa, que está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação Especial, inclusão e diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação – LP3, trata do apoio pedagógico a estudantes nomeados de público-alvo da Educação ... -
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
(2016-10-04)O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. ... -
O plural e o singular: o ensino de História entre a formação de professores e o sujeito que narra
(2013-04-05)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Nosso objetivo é pesquisar, através da ... -
Poéticas visuais em construção: a metamorfose expressiva da criança e a educação (do) sensível
(2007-05-17)Esta pesquisa vinculada ao Curso de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa em Educação e Artes, foi desenvolvida com uma turma de 3ª série da Escola Antônio Alves Ramos, na cidade de Santa Maria-RS. Objetivou conhecer ... -
Política de acessibilidade às pessoas com deficiência na educação superior: desdobramentos jurídicos
(2012-04-03)Esta pesquisa visa a compreender o que está sendo produzido sobre acessibilidade para os sujeitos com deficiência na educação superior da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no período de 2007 a 2010, nos documentos ... -
Política de avaliação da Capes e a gestão de um programa de pós-graduação profissional da UFSM
(2022-01-10)Esta dissertação é decorrente de estudos e pesquisas desenvolvidos na Linha de Pesquisa – LP2, relacionada às Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Curso de Mestrado em Educação, do ... -
A política de educação bilíngue na produção dos discursos curriculares em escolas de surdos
(2019-07-15)O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação ... -
A política de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Avançado Sombrio: transformações e potencialidades
(2023-12-18)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, práticas pedagógicas e suas interfaces e ao TransformAção: Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
Política para inclusão de alunos com necessidades educacionais:um estudo em universidades e centro universitário de Santa Maria - RS
(2007-05-21)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa foi desenvolvida ...