Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 620-639 of 856
-
Possibilidades de aprendizagens do professor universitário numa experiência pedagógica interdisciplinar
(2006-10-02)O trabalho Possibilidades de Aprendizagens do Professor Universitário numa Experiência Pedagógica Interdisciplinar foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da Universidade ... -
Possibilidades para a articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura
(2010-03-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Projeto de Pesquisa Dilemas e Perspectivas para a Inovação ... -
Possíveis negociações dos discursos curriculares no contexto da educação bilíngue de uma escola de surdos do Rio Grande do Sul
(2016-08-29)Esta Dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, trata de um exercício de problematização ... -
Possíveis relações entre configurações curriculares de cursos de licenciatura da UFSM e os saberes necessários à docência na educação básica
(2022-12-13)Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 1 (LP1) intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
As potencialidades do lego robotizado no desenvolvimento de práticas colaborativas no contraturno escolar
(2023-10-10)Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação sobre as potencialidades da integração do Lego robotizado no Contraturno Escolar e seus impactos no desenvolvimento da colaboração entre as crianças. Trata-se do planejamento, da ... -
As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
(2023-11-08)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no moodle
(2012-03-12)O objetivo desta pesquisa é analisar se a fluência tecnológica no Moodle potencializa a prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM. Conforme os princípios da investigação-ação escolar e do diálogo-probl ... -
A prática docente e a disseminação de valores éticos no ensino médio e profissional
(2004-07-20)O trabalho, A Prática docente e a disseminação de valores éticos no ensino médio e profissional vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal ... -
A prática pedagógica no enfrentamento da violência psíquica
(2009-12-18)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O tema central do estudo foi a questão da violência na escola, tendo como foco de análise ... -
Práticas baseadas em evidências na rede regular de ensino do estado de Santa Catarina: uma aproximação a partir dos saberes dos professores e de práticas com evidência de efetividade
(2022-11-30)A literatura sobre inclusão educacional de estudantes com autismo vem mostrando que os professores ainda desconhecem o transtorno, o que repercute em práticas pedagógicas pouco efetivas. Por outro lado, algumas práticas ... -
Práticas corporais alternativas: possibilidades no universo do aluno com deficiencia mental
(2012-03-23)O estudo foi inserido na linha de pesquisa em Educação Especial teve por objetivo investigar a contribuição de aulas com as Práticas Corporais Alternativas à aprendizagem e ao desenvolvimento de alunos com deficiência ... -
Práticas de bullying escolar e a inclusão educacional: a formação de professores nesse contexto
(2014-04-11)A presente pesquisa faz parte da Linha de pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Buscou refletir e elaborar junto a um grupo de professoras de uma escola ... -
Práticas de subjetivação das professoras de educação especial operadas por discursos inclusivos
(2021-01-28)Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença (LP3), no âmbito do Grupo de Pesquisa Diferença, ... -
Práticas docentes com o uso de ambientes baseados em websites: uma possibilidade de ensino
(2004-05-14)Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. ... -
Práticas educativas e as inter-relações no ensino de história: metodologias ativas em sala de aula através da educação histórica
(2023-04-27)A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo é realizar uma análise sobre o Ensino de ... -
Práticas escolares mediadas pela wiki do moodle: análise de aceitação e percepções dos estudantes
(2016-11-30)O cenário atual da educação utiliza inúmeras ferramentas tecnológicas para mediar e agilizar processos de ensino-aprendizagem. Uma destas ferramentas, que vem ganhando mais espaço a cada dia, são as ferramentas de produção ... -
Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igreja
(2011-03-25)O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica ... -
Práticas pedagógicas de professores de história durante o Regime Militar em Santa Maria, RS, (1964-1985)
(2002-07-23)Esta dissertação teve por objetivo investigar, no âmbito da História da Educação brasileira, como se constituíram as relações de poder entre o autoritarismo militar brasileiro em suas diferentes expressões, como a censura, ... -
Práticas pedagógicas em educação especial: articulação pedagógica para a formação inicial
(2017-08-28)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação ... -
Práticas pedagógicas na educação a distância: deslocamento de memórias e sentidos
(2012-02-25)A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem como ...