Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 681-700 of 856
-
O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM: constituição, concepção, orientação e contribuição
(2014-07-04)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar o processo de supervisão de estágio realizado pelos professores-colaboradores ... -
Professora eu tenho uma coisa pra falar : as culturas infantis em um contexto institucional da educação infantil
(2016-08-16)Pesquisar com as crianças, dar-lhes voz e tentar traduzir em palavras suas ações e pontos de vista configura-se em uma tarefa desafiadora, inquietante e necessária no intuito de considerarmos as crianças sujeitos ativos e ... -
Professoras alfabetizadoras e o ensino fundamental de nove anos: concepções frente à infância e à ludicidade
(2010-02-26)Este trabalho de pós-graduação está vinculado à linha de pesquisa LP1, intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante
(2004-04-05)A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, ... -
Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
(2003-09)A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e ... -
Professores (as) de história dialogam sobre avaliação da aprendizagem e formação: abordagem (auto)biográfica
(2011-06-15)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, ... -
Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias
(2006-07-26)Este estudo é parte das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa em Educação e Artes Educação Musical pelo FAPEM Formação, Ação e ... -
Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
(2014-04-26)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as formas de constituir a docência de professores de música de escolas particulares da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este processo se deu através de uma metodologia ... -
Professores e seus repertórios sobre cinema e educação
(2015-06-12)Esta pesquisa intitulada “Cinema e educação: os professores, seus imaginários e suas relações com o audiovisual” está inserida na linha de pesquisa LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de ... -
Professores formadores de professores: a gestão pedagógica da aula
(2015-08-11)Este estudo encontra-se inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, constituindo o contexto investigativo sobre a formação de formadores da área de Ciências Exatas e da Terra. O presente ... -
Professores homens: por uma ressignificação da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-05-26)A presente dissertação insere-se à linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos compreender em que medida as representações ... -
Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
(2021-09-03)Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação ... -
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e as repercussões nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos egressos do subprojeto Pedagogia/PIBID/UFSM
(2021-08-27)Este estudo apresenta a dissertação vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa LP2 intitulada: “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, e ao Grupo de ... -
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência-filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes
(2012-04-20)Na presente pesquisa, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, investiga-se o movimento ... -
"Programa LEM: Tocar e Cantar": um estudo acerca de sua inserção no processo músico-formativo de unidocentes da Pedagogia/UFSM
(2008-03-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas em Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM. Teve como objetivo investigar acerca do ... -
Programa LEM: Tocar e Cantar: um lugar de formação e atuação acadêmico profissional
(2009-08-21)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e ao grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O objetivo ... -
Programa residência pedagógica na formação inicial de professores no curso de pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas
(2023-11-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (Políticas públicas ... -
Projeto de vida, formação universitária e desamparo: a produção do eterno credor-devedor
(2023-04-05)Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender o que está sendo operado como projeto de vida de jovens adultos na política de financiamento do acesso e permanência no ensino superior, através do FIES. Como ... -
Projeto flauta na educação musical: um estudo com entrevistas em São João do Polêsine - RS
(2014-08-30)A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM ... -
Projeto Ítaca: estratégias educacionais para a abordagem da questão das drogas
(2014-03-28)A presente dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Tem como objetivo ...