Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 71-90 of 856
-
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-07-04)Este estudo busca analisar como o processo de avaliação contribui para a organização do ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como reflexões teóricas, enfatiza-se a formação de professores; os ... -
Avaliação do potencial dialogicoproblematizador dos materiais didáticos produzidos pelo Probio/EA
(2011-03-25)Essa dissertação propõe-se a avaliar o potencial dialógicoproblematizador dos materiais didáticos Probio/EA para a abordagem do tema Meio Ambiente. Para tanto, destacam se as potencialidades dos mesmos na interface com a ... -
Avaliação em educação especial: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado
(2013-04-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora compreender quais efeitos dos discursos sobre avaliação são colocados em funcionamento ... -
Avaliação em filosofia: um estudo sobre concepções e práticas de professores
(2018-08-29)O tema “Avaliação em filosofia” percorreu diversos momentos da minha trajetória acadêmica e, em vista da sua relevância para o ensino de filosofia, motivou esta pesquisa de mestrado. O referido estudo foi desenvolvido ... -
Avaliação em larga escala: participação do aluno público alvo da educação especial
(2017-08-30)A política de avaliação em larga escala e as políticas para uma educação escolar inclusiva têm ganhado espaço de discussão e de prática por pesquisadores e educadores, sendo alvo de críticas e problematizações por gerarem ... -
Avaliação na educação infantil a documentação pedagógica e as práticas docentes no contexto dos direitos das crianças
(2015-08-26)Atualmente, a Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
(2023-12-11)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal ... -
À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
(2010-12-20)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise de discursos de ... -
Álbum de família líquida: conversações possíveis para a (des) construção da marca deficiência mental
(2008-03-31)Este texto disserta a respeito de uma família convidada a um enfrentamento com o seu álbum de família. Para isso, levou-se em consideração este tempo, em que as redes de relações familiares (re) configuram-se e se ... -
A base nacional comum curricular do ensino médio: implicações para o ensino da filosofia
(2021-09-10)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa: ... -
Base nacional comum curricular e produção de sentidos de educação infantil: entre contextos, disputas e esquecimentos
(2018-07-09)Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada práticas escolares e políticas públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como ... -
Base Nacional Comum Curricular: impactos na organização curricular de uma unidade federal de educação infantil
(2022-02-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita discussões e reflexões sobre as diversas etapas de ensino, tais como a educação infantil. Esta dissertação irá discutir a (re)construção do projeto político-pedagógico ... -
Baús de saberes e de significações imaginárias: o lugar da infância na formação docente de três professoras egressas do curso de pedagogia
(2009-09-18)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, ... -
O berçário como contexto das DCNEI Nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS
(2013-06-28)A dissertação ora apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre as práticas pedagógicas da professora de berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS e as proposições das ... -
A biologia do amor e a biologia do conhecimento de Humberto Maturana: contribuições à formação de professores e à educação ambiental
(2007-10-15)A presente dissertação resulta de pesquisa em torno da obra de Humberto Maturana, criador da Biologia do amor e da Biologia do conhecimento. Estas proposições, como espaços de reflexão, são também denominadas por este autor ... -
O branco é o Drácula? Branquitude, discursos e arenas educativas
(2023-07-24)Esta pesquisa é encontro, devir, vir a ser da pesquisadora com o tema-noção branquitude. A investigação segue a partir das problemáticas: Como uma matriz discursiva sobre a branquitude, materializada em trabalhos ... -
Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais
(2018-07-17)Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, pretende potencializar encontros entre crianças, Artes Visuais e cultura visual durante a fase inicial de Ensino ... -
O brincar na escola: manifestações e perspectivas culturais
(2002-08-05)Ao observar que o brincar na escola se resumia em uma repetição de brincadeiras ou era realizado livremente, sem qualquer intervenção pedagógica, despertou-se em nós o interesse de investigar as perspectivas pedagógicas ... -
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2004-06-30)Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social ...