Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 783-802 of 856
-
O sistema de avaliação da educação básica dos anos iniciais do ensino fundamental e indicadores de qualidade na gestão educacional/escolar em escolas municipais de Santa Maria – RS
(2022-10-14)Esta pesquisa se constitui como etapa de conclusão do curso de Mestrado em Educação, inserindo-se na linha de pesquisa Praticas Escolares e Políticas públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade ... -
“Sistema educacional inclusivo”: um olhar para a formação de conceitos em estudantes com deficiência intelectual
(2017-08-18)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e ... -
O sistema Universidade Aberta do Brasil como política de expansão do ensino superior
(2014-03-27)Este trabalho tem como tema o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) enquanto política pública de estímulo para a modalidade de educação a distância (EAD) e expansão do ensino superior público que tem sido amplamente ... -
Situação-problema: representações de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UFSM
(2007-01-15)Embora o termo problema esteja bastante presente no cotidiano de pessoas que trabalham com a Matemática, ainda hoje, podemos perceber que seu uso nem sempre está acompanhado de um consciente entendimento sobre o seu ... -
Sobre a formação continuada em artes visuais: experiências narrativas a partir da cultura visual
(2011-04-01)A presente Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE - da Universidade Federal de Santa Maria UFSM tem como temática a formação continuada em artes visuais e baseia-se em narrativas a partir ... -
Socioeducação e inclusão: a produção de sujeitos no centro atendimento socioeducativo de Santa Maria/RS
(2021-02-11)Problematizar a produção de sujeitos no Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS, bem como seus efeitos e os modos de subjetivação que se dão na aliança com a escola inserida na unidade, foi o que mobilizou ... -
Sofrimento psíquico e síndrome de Burnout: um estudo com professores do PPGE/CE/UFSM
(2004-06-30)O presente estudo científico, pertencente à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, embasou-se na investigação e ... -
Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em Filosofia na contemporaneidade
(2013-05-15)A partir da análise dos estudos realizados por Michel Foucault sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, a presente pesquisa analisa as possíveis implicações da requalificação ... -
Subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade
(2002-06-03)Este estudo apresenta subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade, permitindo visualizar uma prática diferenciada para a formação de professores. A procura ... -
O sujeito da psicanálise e as (im) possibilidades da gestão democrática na educação escolar
(2009-11-25)A pesquisa desenvolveu, em uma perspectiva psicanalítica, análises acerca das relações entre o sujeito da Psicanálise e a gestão democrática. Partiu-se da seguinte problematização: considerando o sujeito da Psicanálise, ... -
Tecendo os fios das memórias de infância no processo criativo docente: um estudo com professoras de artes visuais da Casa de Cultura de Santa Maria
(2008-02-21)A referida dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Neste sentido, teve-se como objetivo principal ... -
Tecer a vida com música: narrativas de adultos acerca de sua formação ao longo da vida
(2022-12-15)A dissertação apresentada tem como tema o estudo da música na vida adulta. Para tal, foram tomadas referências de Gadotti (2016), Ireland (2019) e Kallen (1996) sobre educação e aprendizagem ao longo da vida, além de ... -
Tecitura poeticopedagógica: a palavra como presença no processo de criaçao em dança
(2017-12-01)Esta dissertação propõe-se à descrição da construção de uma pedagogia do processo criativo em dança, a partir da relação movimento dançado e palavra. A pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo narrativa, parte das ... -
Tecnologias criativas e a elaboração de minidocumentários: desenvolvimento de autonomia e protagonismo discentes
(2023-08-31)A presente pesquisa teve por objetivo a construção de um artefato de aplicabilidade real que consistiu em um material em formato e-book contendo sequências didáticas com a temática de minidocumentários, baseados em Temas ... -
As tecnologias de informação e comunicação e o atendimento escolar no ambiente hospitalar: o estudo de uma aluna hospitalizada
(2008-03-24)O presente trabalho faz parte do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está inserido na linha de pesquisa da Educação Especial. O atendimento escolar no ambiente hospitalar e as tecnologias de ... -
A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola
(2004-09-30)O trabalho A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola, desenvolveu-se junto ao GEPECIM - grupo de estudos e pesquisas em educação científica, tecnológica e ... -
Tempo de quê?: as percepções das crianças sobre o tempo escolar na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2016-01-13)Esta pesquisa está vinculada ao Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Práticas Escolares e Políticas Publicas (LP2) e ao Grupo de ... -
Tempos na formação docente: entre o identitário e o imaginário
(2013-04-30)A presente dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Esta ... -
Teoria da atividade e mediação tecnológica livre na escolarização a distância
(2006-05-26)Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. ... -
A teoria das inteligências múltiplas e sua relação com o processo de ensino e aprendizado do desenho: um estudo com adolescentes
(2005-08-29)Esta pesquisa, na linha em Educação e Artes, teve como objetivo analisar e verificar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner através do Desenho de Observação. Nessa perspectiva, preferiu-se trabalhar ...