Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 741-760 of 856
-
Repercussões das atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais da UFSM no âmbito do PIBID/CAPES/MEC em escolas públicas de educação básica
(2012-08-13)Nesta pesquisa, buscamos compreender as repercussões em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB) das atividades realizadas nos subprojetos desenvolvidos no âmbito dos projetos institucionais PIBID/CAPES/UFSM. Para isso, ... -
Repercussões do PNAIC nas políticas de formação continuada para professores de educação infantil no município de Santa Maria – RS
(2020-09-11)Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Assim, também buscamos ... -
Repertórios musicais em cursos de Pedagogia: narrativas de professoras formadoras
(2020-12-11)A dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculada ao grupo FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). A ... -
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
(2004-03-04)O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede ... -
Representações de professores sobre materiais didáticos impressos: EaD na Educação Especial
(2007-06-29)Buscamos nas décadas de 60 e 70, época em que houve uma intensa utilização do recurso educacional material didático, subsídios para compreender o que nos traz a produção de material didático na EaD hoje. Vivíamos numa ... -
Representações e saberes de professoras que atuam na educação de jovens e adultos em escolas municipais de Santa Maria - RS
(2008-04-04)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Com o desenvolvimento deste trabalho, procurei aproximar-me, das ... -
Representações sobre a leitura e a escrita na formação de professores: uma pesquisa com professoras dos anos iniciais
(2008-06-30)A Dissertação de Mestrado intitulada Representações sobre a Leitura e a Escrita na Formação de Professores: uma pesquisa com Professoras dos Anos Iniciais vincula-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Representações sociais das professoras de alunos identificados como hiperativos incluídos no sistema regular de ensino de Santa Maria/RS
(2007-03-29)Esta pesquisa desenvolveu-se na Linha de Pesquisa "Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Demandas ditas difíceis, entre estas, alunos hiperativos, desatentos, ... -
As representações sociais do professor de artes visuais no ensino médio e sua relação com a construção do conhecimento artístico do aluno
(2008-04-14)A presente investigação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tendo como objetivo principal analisar como se configuram ... -
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
(2005-04-08)Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando ... -
As representações sociais dos professores de alunos com síndrome de Down incluídos nas classes comuns do ensino regular.
(2006-03-21)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolvemos essa ... -
As representações sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria /RS
(2008-04-25)Esta dissertação visa identificar as Representações Sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria, buscando os reflexos das mesmas na prática pedagógica ... -
Representações sociais: dos modelos de deficiência à leitura de paradigmas educacionais
(2005-04-27)O presente estudo busca verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física
(2004-03-03)A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam ... -
A resolução dos conflitos sociomorais e suas implicações na construção da autonomia moral dos alunos
(2008-03-17)Este resumo refere-se à investigação inserida na Linha de Pesquisa Currículo, Ensino e Práticas Escolares (PPGE/CE/UFSM). O objetivo foi compreender as implicações da resolução de conflitos sociomorais na construção ... -
Revista digital do LAV/UFSM – conversações entre arquivo, gênero e sexualidade
(2020-11-16)Esta dissertação propõe conversações entre arquivo, gênero e sexualidade e acolhe a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (RDLAV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como materialidade, considerando as ... -
Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
(2022-08-29)O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Robótica educacional na formação continuada de professores: inovação nas práticas educativas da educação básica
(2021-11-30)Essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inserção da Robótica Educacional (RE) na formação continuada de professores potencializa a inovação das práticas educativas. Para isso, foram organizados dois ciclos ...