Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Oliveira, Marilda Oliveira de"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
A matrioska em mutação: processos de subjetivação na docência em artes visuais
(2017-08-21)Esta dissertação é pensada por uma docente em artes visuais que potencializa a figura da matrioska, esta boneca, capaz de se compor em multiplicidades que transitam por estes territórios instáveis de um momento que Bauman ... -
Construindo projetos, arquitetando ideias, analisando dados: a reforma curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais-2004/UFSM
(2010-03-26)A pesquisa aqui abordada procurou estabelecer um vínculo com a formação inicial, temática a qual vem sendo pensada por mim desde o curso de Graduação. Neste momento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na ... -
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
(2015-08-11)Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros ... -
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
(2017-06-27)Esta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação ... -
Entrevaguear e pesquisar em educação: livros de artistas-professores [e o que se cria] no deambular entre o estágio curricular supervisionado e o Programa Residência Pedagógica
(2020-11-17)Esta pesquisa propõe apresentar os processos de criação de Livros de Artistas-Professores (LAPs) junto aos/às estudantes da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 4, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da ... -
Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência
(2014-03-28)Materializei nesta pesquisa um pensar sobre a docência que se produziu a partir de outros lugares que não somente o de uma atuação docente. Poesias, fotografias, lembranças, experimentações artísticas sendo uma delas ... -
Educação e diferença: uma experiência docente em artes visuais na comunidade surda
(2018-07-31)Esta pesquisa se propôs a pensar uma experiência docente em artes visuais, em uma escola bilíngue, com estudantes surdos. Procurou articular a educação atravessada pelos conceitos - diferença, experiência, território e ... -
Revista digital do LAV/UFSM – conversações entre arquivo, gênero e sexualidade
(2020-11-16)Esta dissertação propõe conversações entre arquivo, gênero e sexualidade e acolhe a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (RDLAV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como materialidade, considerando as ... -
Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
(2019-12-11)Esta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze ... -
Diferença e subjetividades do corpo: que educação é essa?
(2012-04-16)Este texto dissertativo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, PPGE/UFSM na Linha de Pesquisa Educação e Artes‟ e se propôs a discutir: De que forma pensar a educação e constituição do corpo a partir da diferença ... -
Visualidades do espaço escolar: uma interlocução com a cultura visual
(2011-04-01)A presente pesquisa versa sobre uma experiência educativa no ensino das artes visuais realizada no recinto escolar com um grupo de cinco estudantes do primeiro ano do ensino médio, do colégio Marco Polo, em Santa Maria/RS. ... -
Uma docência com infâncias atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gênero
(2023-10-24)Apresentam-se nesta dissertação de mestrado, desafios e dúvidas a serem problematizadas a partir das filosofias da diferença, elementos que têm mobilizado esta pesquisadora a pensar uma docência atravessada pelos diários ... -
Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens
(2023-10-23)A presente pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, propõe-se a olhar para uma instituição de reeducação, enquanto espaço de reinserção social e reajustamento, movida pela problemática: o que podem ... -
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos
(2015-06-18)Dissertação de Mestrado escrita sob o olhar das inquietações e experimentações docentes com relação a alguns espaços e encontros com os signos produzidos por pessoas, leituras, conversas, situações de vida, fragmentos dos ... -
Encontros de orientação coletiva - Pasearse por agenciamentos coletivos e produções de pesquisa a n-1
(2020-11-17)Esta investigação propõe pensar a noção de Pasearse junto à materialidade da pesquisa, que são as dissertações, teses e trabalhos de pós-doutoramento produzidos nos últimos onze anos (2009–2020) nos Encontros de Orientação ... -
A cultura visual no âmbito escolar: uma viagem a Dilermando de Aguiar/RS
(2009-08-21)A referida dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Concebe como objetivos investigar como as ... -
Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
(2013-02-20)Esta pesquisa apresenta os processos de subjetivação que emergem da narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais. A partir do referencial de Hernández e Rifà (2011), experimentei falar não de mim, mas a ... -
Narrativas fílmicas e educação das artes visuais percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professores
(2010-03-31)A presente pesquisa configura-se a partir da experiência investigativa vivenciada com um grupo integrado por cinco professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa ... -
Sobre a formação continuada em artes visuais: experiências narrativas a partir da cultura visual
(2011-04-01)A presente Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE - da Universidade Federal de Santa Maria UFSM tem como temática a formação continuada em artes visuais e baseia-se em narrativas a partir ... -
Aprendizagem da arte e formação de educadores
(2009-07-20)Esta investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo pensar a aprendizagem da arte e sua importância ...