Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Pereira, Sueli Menezes"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Comprometimento políticos dos professores: resgate e busca nas tramas das práticas escolares
(2012-03-30)A presente dissertação teve como intuito investigar o nível de politização dos professores e se este condiciona o comprometimento político destes trabalhadores frente ao contexto educacional da rede pública estadual de ... -
Rompendo as cercas da educação burguesa: a luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS
(2014-03-28)A dissertação Rompendo as cercas da educação burguesa: a luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS acompanhou as ações dos agricultores na construção e organização administrativo-pedagógica ... -
Derrubando cerca, plantando liberdade: ocupar o latifúndio, produzir felicidade!? Classe e consciência de classe: limites e desafios impostos aos assentados do Novo Horizonte II
(2012-08-03)O presente estudo trata sobre as limitações e desafios impostos aos assentados da reforma agrária, recentemente instalados no Município de Santa Margarida do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal ... -
O projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileira
(2006-06-23)O Projeto Januário da Cunha Barbosa, apresentado ao Parlamento Nacional em 1826, representa a origem da Escola de Primeiras Letras no Brasil e deste projeto resultou o Decreto de 15 de outubro de 1827. Este trabalho ... -
Constituição e função do conselho escolar na gestão democrática
(2007-10-01)Com o objetivo de verificar a gestão democrática escolar nos seus diversos enfoques, o presente trabalho centra a atenção especificamente no Conselho Escolar como objeto de pesquisa por ser uma representação da comunidade ... -
A modernização da gestão da escola pública estadual do Rio Grande do Sul: a democracia na porta giratória
(2010-03-30)A presente dissertação teve como propósito discutir e problematizar os desafios impostos à democratização da gestão do ensino público a partir dos novos marcos de referência para a gestão pública oriundos das mudanças no ... -
Projovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do programa para a permanência dos jovens no meio campesino
(2015-04-17)A dissertação ProJovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do Programa para a permanência dos jovens no meio campesino , acompanhou os jovens egressos do ProJovem Campo Saberes da Terra, da ... -
Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no ensino fundamental da rede pública do município de Araguatins - Tocantins
(2015-08-31)Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação em tempo integral por meio de uma reflexão do Programa Mais Educação (PMEd). Teve como objetivo analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas ... -
Questionando o papel dos especialistas em educação frente à democratização da gestão
(2006-07-28)Neste trabalho, o autor investiga, dentro da área da gestão escolar, os especialistas técnicos que integram a equipe diretiva da escola (administrador escolar, supervisor e orientador educacional), funções estas que foram ... -
A formação continuada na escola: treinar para reproduzir ou formar para transformar?
(2008-06-26)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo nasceu da ... -
Implicações da cultura de participação do trabalho cooperado dos sem-terra assentados na gestão da escola: a gestão escolar como reflexo da realidade
(2010-05-31)Tendo como referência uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado do Rio Grande do Sul, localizada em assentamento proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, este trabalho tem como objetivo ... -
Os pré-vestibulares populares como espaço de educação política de jovens e adultos: o caso do práxis
(2009-09-04)O presente trabalho, que toma como referência o materialismo histórico, tem como objetivo problematizar as dinâmicas de gestão do Práxis Coletivo de Educação Popular, entendendo suas dinâmicas como práticas políticas ... -
A mediação das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar
(2012-08-03)A dissertação intitulada A Mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto Escolar , trata da mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento da gestão em âmbito escolar ... -
A universidade e o mundo do trabalho no contexto neoliberal: refletindo acerca da formação em ciências sociais e do profissional sociólogo
(2009-06-16)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. O objetivo que direciona ... -
Trabalho docente: uma análise da produção do GT trabalho e educação da ANPED
(2009-02-27)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo teve suas ... -
Autogestão - dos movimentos sociais dos trabalhadores aos movimentos dos educadores um olhar sobre o Rio Grande do Sul
(2006-12-20)O presente trabalho cujo tema é Autogestão - dos Movimentos Sociais dos Trabalhadores aos Movimentos dos Educadores - um olhar sobre o Rio Grande do Sul , tem como objetivo geral estabelecer relações entre os movimentos ...