Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Tomazetti, Elisete Medianeira"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
No fluxo da batida: a cultura juvenil do funk circulando em uma escola pública de Santa Maria/RS
(2016-08-30)A presente dissertação pertence ao PPGE/UFSM, situando-se na Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas. A pesquisa realizou uma interface entre estudos sobre Juventudes; Culturas Juvenis; Cultura Escolar; ... -
Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
(2006-03-24)O presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação ... -
A base nacional comum curricular do ensino médio: implicações para o ensino da filosofia
(2021-09-10)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa: ... -
John Dewey e a educação como "reconstrução da experiência": um possível diálogo com a educação contemporânea
(2008-04-22)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação, Política e Cultura. Teve como objetivo ... -
O conceito de emancipação: um diálogo entre a teoria crítica de adorno e as pedagogias críticas no Brasil
(2016-08-19)A presente dissertação de mestrado problematiza o conceito de emancipação e ocupa-se com a sua apropriação pelas pedagogias críticas no cenário nacional brasileiro. Teve como objetivo construir bases sólidas para uma efetiva ... -
Ensino de filosofia: problematizando práticas no ensino médio
(2010-08-27)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Insere-se, ... -
Professor as crianças já ligaram a TV e você?
(2007-05-16)Este trabalho, vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a discussão referente à influência da televisão na prática de duas professoras de Educação Infantil, locadas em duas ... -
Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
(2004-12-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito ... -
Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante
(2004-04-05)A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, ... -
Ensino médio politécnico no RS: desafios e possibilidades
(2015-08-05)A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do PPGE/UFSM, visa compreender os processos de funcionamento dos Seminários Integrados em duas escolas de Ensino Médio da Rede ... -
Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
(2012-03-16)A questão sobre a possibilidade da atividade filosófica na escola uma instituição típica de nossa sociedade que carrega a responsabilidade de transmitir as formas de pensamento existentes em nossa cultura constitui ... -
O enfoque por competências no discurso sobre o ensino médio brasileiro: um exercício de problematização
(2014-03-17)Os propósitos desta pesquisa foram problematizar como o enfoque por competências no Ensino Médio brasileiro é posto em discurso; analisar as condições de possibilidade que propiciaram a emergência do mesmo e visualizar ... -
Ensino de filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID.Filosofia da UFSM
(2014-03-13)A questão relativa ao ensino de filosofia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aparece nos últimos anos como umas das preocupações dos professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Esta ... -
Jovens e adolescentes no ensino médio: sintomas de uma sistemática desvalorização das culturas juvenis
(2008-04-15)Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a discussão contemporânea sobre a relação entre as culturas juvenis e o ensino médio, a partir da análise das construções ... -
Avaliação em filosofia: um estudo sobre concepções e práticas de professores
(2018-08-29)O tema “Avaliação em filosofia” percorreu diversos momentos da minha trajetória acadêmica e, em vista da sua relevância para o ensino de filosofia, motivou esta pesquisa de mestrado. O referido estudo foi desenvolvido ... -
Estágio curricular supervisonado em filosofia e suas dobras: uma genealogia da formação filosófica na UFSM
(2019-07-17)A presente dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa, a saber, Políticas Públicas Educacionais, ... -
Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em Filosofia na contemporaneidade
(2013-05-15)A partir da análise dos estudos realizados por Michel Foucault sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, a presente pesquisa analisa as possíveis implicações da requalificação ... -
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência-filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes
(2012-04-20)Na presente pesquisa, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, investiga-se o movimento ... -
Ensino da filosofia na escola de nível médio: uma análise discursiva das políticas curriculares e dos textos acadêmicos
(2018-07-09)Questões da ordem da identidade e das finalidades do ensino da filosofia, a serem estabelecidas pelo discurso, constituem lutas por sentidos e significados a se estabelecerem como modos verdadeiros a serem seguidos. Dessa ...