Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 856
-
A produção do estranho no cenário da educação
(2013-01-25)O estranho é um afeto que pode ser provocado pela Arte e interpretado pela Psicanálise. Posto isso, a presente dissertação de mestrado ocupa-se da abordagem e construção do estatuto do estranho e da sua implicação no ... -
A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS
(2014-02-26)Repercussões educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm crescido e se disseminado no contexto brasileiro, principalmente na área de educação em ciências. A gênese destas repercussões educacionais ... -
O novo Ensino Médio: entre as normativas/orientações para a reestruturação curricular e a prática didático-pedagógica de professores da formação geral básica
(2022-12-15)Esta pesquisa foi elaborada com base nos estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC), e está vinculado ao ... -
O mundo do trabalho em livros didáticos de projeto de vida para o ensino médio
(2022-12-07)Projetar é uma ação humana recorrente que envolve, a partir do presente, antever possíveis acontecimentos em nossas vidas. Recentemente, o termo Projeto de Vida surgiu entre as discussões promovidas no processo de criação ... -
Imaginários e experiências formadoras: o cinema vai à escola
(2016-08-30)Esta dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa I: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem o objetivo ... -
Práticas baseadas em evidências na rede regular de ensino do estado de Santa Catarina: uma aproximação a partir dos saberes dos professores e de práticas com evidência de efetividade
(2022-11-30)A literatura sobre inclusão educacional de estudantes com autismo vem mostrando que os professores ainda desconhecem o transtorno, o que repercute em práticas pedagógicas pouco efetivas. Por outro lado, algumas práticas ... -
Educação conectada e fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na formação continuada de professores da educação básica no município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-12-15)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo geral analisar se as ações promovidas pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e pela Iniciativa BNDES Educação Conectada, bem como as ações emergenciais de ... -
Trajetória de professoras surdas no universo docente do ensino superior
(2022-12-12)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa; Educação Especial, Inclusão e Diferença e Grupo de estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN) ... -
Estratégias de acessibilidade educacional para e por estudantes com altas habilidades/superdotação
(2013-03-25)Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público- alvo da Educação Especial, que deve oferecer diferentes formas de atendimento a estas pessoas, sendo que uma dessas é o enriquecimento extraescolar. ... -
Políticas de atenção à saúde e segurança do servidor (PASS) e os efeitos na atuação do tradutor intérprete de Libras
(2022-11-17)Esta dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença, tem por objetivo ... -
Trabalho pedagógico dos professores de educação infantil de Santa Maria/RS: uma análise dos movimentos de sentidos nos projetos pedagógicos escolares
(2022-12-07)Esta dissertação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, ... -
A criança surda e a escola bilíngue: discursividades sobre a infância surda
(2022-12-12)Esta dissertação foi produzida sob a linha de pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Provocada pelo problema de pesquisa - É ... -
Os processos educativos em espaços não formais de educação na feira de economia solidária de Santa Maria/RS
(2022-09-30)O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas ... -
Mediação colaborativa: o diálogo entre o profissional da psicologia e o educador especial
(2022-11-22)Este trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença. Tem por objetivo compreender ... -
Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente
(2022-12-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores ... -
Desenvolvimento psíquico e orientação de estágio supervisionado de ensino: um estudo sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
(2022-12-15)A partir do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, especificamente da Teoria da Atividade de Leontiev e Davidov, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado de ensino. ... -
Práticas pedagógicas na educação infantil: atravessamentos e travessias em tempos de pandemia de Covid-19
(2022-12-16)Esta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces da Universidade Federal de Santa Maria (RS). O estudo apresenta e ... -
Entre zonas de silêncio e (re)existências: a trajetória de crianças venezuelanas nas escolas de educação infantil de Santa Maria/RS
(2022-12-15)O aumento dos fluxos migratórios para o Brasil a partir de 2010 impôs um novo olhar para as migrações internacionais, principalmente oriundas do Sul Global. Dentro desse contexto, aumentou também o número de crianças ... -
Processos de ensino-aprendizagem dialógico-problematizadores mediados por recursos educacionais abertos (REA) na disciplina de matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2022-12-15)Esta dissertação, através de uma pesquisa-ação, teve como objetivo investigar e analisar as contribuições e as colaborações dos processos de ensino-aprendizagem dialógicoproblematizadores mediados por Recursos Educacionais ... -
O ensino da tecelagem manual sob a ótica sócio-cultural, um estudo desenvolvido com mulheres presidiárias como alternativa para inclusão social.
(2006-06-09)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM/SM/RS e teve como foco o ensino da Tecelagem manual com mulheres detentas do ...