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dc.creatorMachado, Jean Alex Custódio
dc.date.accessioned2021-12-14T18:15:09Z
dc.date.available2021-12-14T18:15:09Z
dc.date.issued2021-05-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23305
dc.description.abstractThis research was developed in the Graduate Program in Educational Network Technologies (PPGTER) of the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the area of concentration of Educational Network Technologies for Innovation and Democratization of Education, in the Management research line Educational Network Technologies. Its main objective was to analyze an integration of computational thinking (PC) with the mathematics of the 6th year of Elementary School II, according to the competence - Digital Culture - of the National Common Curricular Base (BNCC), which defines the organic and progressive set of all essential learning in which students must develop in the stages and modalities of Basic Education. Still, that the student must have a mastery of the digital universe, being able to make qualified and ethical use of the various existing tools and to understand Computational Thinking and the impacts of technology on his life and on society. Specifically, we sought to: a) Develop study activities (unplugged and plugged) that involved the integration of computational thinking with mathematics for the 6th Year of Elementary School II (final product); b) analyze the data collected from the members of the expert panels (mathematics teachers and class supervisors / coordinators) regarding the study activities; and c) presentation of the results of the analysis of the collected data. It is a case study, of an applied nature and aims to be descriptive and exploratory, with characteristics of bibliographic research and data analysis with a quantitative and qualitative approach. It is used as a data collection instrument for the analysis of the participants of the expert panels, by completing questionnaires. The results of the study show that the study activities developed are in accordance with the objects of knowledge and skills provided for in the BNCC. Furthermore, it is feasible to apply study activities in the classroom and that these can contribute to a better understanding of the BNCC's knowledge objects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectAtividades de estudopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.subjectStudy activitieseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.titlePensamento computacional integrado à matemática: uma proposta de atividades de estudo para o 6º ano do ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeComputational thinking integrated with mathematics: a proposal of study activities for the 6th year of fundamental education IIeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Seu objetivo principal foi analisar a integração do Pensamento Computacional (PC) com a Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, conforme a competência - Cultura Digital - da Base Nacional Comum Curricular (BNCC¹), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais no qual todos os alunos devem desenvolver nas etapas e modalidades da Educação Básica. Ainda, estabelece que o estudante deve ter um domínio do universo digital, sendo capaz de fazer uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o Pensamento Computacional e os impactos da tecnologia em sua vida e na sociedade. Especificamente, buscou-se: a) elaborar atividades de estudo (desplugadas e plugadas) que envolveram a integração do Pensamento Computacional com a Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental II (produto final); b) análise dos dados coletados dos membros dos painéis de especialistas (professores de Matemática e supervisores/coordenadores de turma) quanto às atividades de estudo; e c) apresentação dos resultados da análise dos dados coletados. Trata-se de um estudo de caso, de natureza aplicada e objetivos de ser descritiva e exploratória, com características de pesquisa bibliográfica e análise de dados com abordagem quantitativa e qualitativa. É utilizado como instrumento de coleta de dados às análises dos participantes dos painéis de especialistas, mediante o preenchimento de questionários. Os resultados do estudo apresentaram que as atividades de estudo elaboradas estão de acordo com os objetos de conhecimentos e as habilidades previstas na BNCC. Ainda, que é viável a aplicabilidade em sala das atividades de estudo e que estas podem contribuir para uma melhor compreensão dos objetos de conhecimento da BNCC.por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.referee1Maran, Vinícius
dc.contributor.referee2Brackmann, Christian Puhlmann
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540220783589655por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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