Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 160
-
A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública
(2015-02-11)Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de oito professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, nos anos de 2013/ 2014 e apresenta as relações que podem ser estabelecidas entre formação ... -
A resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências
(2015-02-27)São muitos os desafios para o ensino das ciências e da matemática, principalmente em uma perspectiva interdisciplinar, que possibilite a integração de objetivos, metodologias e conhecimentos das áreas das ciências da ... -
Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
(2015-02-27)O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de ... -
Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos
(2015-03-31)A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos, mostrando que a ... -
Dinâmica das concepções sobre a natureza da ciência de estudantes de graduação em Física
(2015-03-31)Neste trabalho, investigamos as concepções sobre a natureza da ciência de estudantes de graduação em Física da Universidade Federal de Santa Maria, licenciandos e bacharéis. Para isso, desenvolvemos atividades durante uma ... -
A química dos minerais: uma temática para investigar o papel da experimentação no ensino de química
(2015-04-09)Sabe-se que o uso de atividade prática/experimental no Ensino de Química é de grande valia para a construção do conhecimento cientifico dos estudantes. Porém, estudos mostram que o ensino experimental ainda precisa de ... -
O que me auto [trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa
(2015-04-09)Este trabalho relata a formação em pedagogia por meio de uma escrita autobiográfica. Traz as vivências, adversidades e aprendizagens encontradas ao longo da formação em Pedagogia em um curso noturno da UFSM entre 2008 e ... -
Biologia no ensino médio: diferentes abordagens metodológicas para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a gravidez na adolescência
(2015-04-15)A sexualidade configura-se, na contemporaneidade, como uma temática urgente a ser trabalhada na escola, tendo em vista, por exemplo, questões como a desigualdade de gênero. No entanto, o que vem se fazendo no Ensino de ... -
Programa nacional do livro didático e sistemas apostilados de ensino: um diálogo mediado pelas evidências da prova Brasil
(2015-06-08)O objetivo desta dissertação foi analisar uma geração escolar do ensino fundamental a partir dos resultados obtidos na Prova Brasil, e comparar estes resultados entre escolas que utilizam livro didático com escolas que ... -
Atividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: anos iniciais do ensino fundamental
(2015-08-21)Estudos mostram que as atividades experimentais baseadas na resolução de problemas melhoram o desempenho dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto de atividades ... -
Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
(2015-08-28)Nesta dissertação, apresentamos uma metodologia desenvolvida com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação no Ensino de Química. Para tal, ... -
A temática cores no ensino de química
(2016-01-07)Nesta pesquisa, utilizamos como foco de estudo a temática Cores . O estudo foi desenvolvido em duas etapas, os sujeitos envolvidos na primeira etapa são acadêmicos de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade ... -
Poluição como temática para construção do conhecimento químico de reações redox sob uma perspectiva CTSA
(2016-01-08)Na busca de um ensino de química diferenciado, com significado para vida social e produtiva de jovens estudantes do nível médio, a presente pesquisa investiga como a temática Poluição pode favorecer a construção do ... -
A química na odontologia: contribuições para o ensino
(2016-01-15)Esta pesquisa considera a temática Química na Odontologia como ponto de partida para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química para ... -
Atividades práticas com microscopia e o desenvolvimento de habilidades no ensino fundamental
(2016-02-25)As atividades práticas contribuem para o interesse e aprendizagem em Ciências e Biologia, principalmente quando envolvem investigação, curiosidade, novos materiais e desafios. A investigação pela microscopia pode acontecer ... -
Herança multifatorial: concepções de estudantes de ensino médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos
(2016-02-25)A maioria das características apresentadas pelos organismos complexos são resultados de heranças multifatoriais, como por exemplo, a cor da pele nos seres humanos. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Intervenções curriculares estruturadas a partir da abordagem temática: desafios e potencialidades
(2016-05-10)Com a presente investigação, buscou-se sinalizar encaminhamentos para a constituição de currículos estruturados mediante a abordagem temática, sendo o problema investigado: quais têm sido os encaminhamentos dados, os ... -
Seleção de conteúdos e diferentes recursos didáticos no ensino fundamental: análise utilizando o tema visão
(2016-06-03)Esta pesquisa investigou como professores de ciências do ensino fundamental de escolas públicas selecionam tópicos para o ensino do assunto visão e quais recursos didáticos utilizam na apresentação de suas aulas. A segunda ... -
Atividades didáticas como ferramentas facilitadoras na compreensão de imagens da divisão celular
(2016-06-22)As imagens são recursos didáticos muito utilizados no Ensino, especialmente na Biologia, onde podem registrar de modo direto organismos e estruturas macroscópicas ou representar processos e componentes microscópicos. O ...