Do ocaso do curso normal à alvorada da educação profissional e tecnológica: políticas educacionais e experiências de Santa Maria e Pelotas/RS
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Data
2021-09-28Primeiro coorientador
Ferreira, Liliana Soares
Primeiro membro da banca
Amaral, Giana Lange do
Segundo membro da banca
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Curso Normal, que historicamente prepara profissionais para Educação, vem, ao longo da
sua trajetória, sofrendo impactos das políticas e reformas educacionais, impactos que provocam
experiências diferentes nos Cursos. Nesse sentido, a presente dissertação, que tem como objeto
de estudo o Curso Normal e a Educação Profissional e Tecnológica, tem como problematização
a questão: quais as aproximações e distanciamentos dos sentidos de Curso Normal como EPT,
a partir das políticas e experiências de formação de professores para os anos iniciais em escolas
do Curso Normal de Santa Maria e Pelotas? Para tal, foi traçado como objetivo geral analisar
os sentidos de aproximações e distanciamentos de Curso Normal como EPT, a partir das
políticas e experiências de formação de professores para os anos iniciais em escolas do Curso
Normal de Santa Maria e Pelotas e, como objetivos específicos: I) Contextualizar a política de
formação de professores em nível médio e a política da Educação Profissional; II) Sistematizar
o Curso Normal no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos em suas quatro edições e na
Educação Profissional no Brasil; III) Elaborar referencial teórico sobre a historicidade do Curso
Normal em escolas públicas de Santa Maria e Pelotas e IV) Compreender a formação de
professores em nível médio, atualmente, nas escolas de Santa Maria e Pelotas. A produção de
dados foi por meio de pesquisas documentais e bibliográficas ao logo do estudo, realização de
questionário com os estudantes do Curso Normal, realização de dois Grupos Focais e Grupo de
Interlocução realizado com as coordenadoras dos cursos de ambas as Instituições. Como aporte
teórico-metodológico, que serviu também de técnica de análise, recorreu-se à Análise dos
Movimentos de Sentidos, que vem sendo desenvolvida pelo Grupo Kairós. O Kairós - Grupo
de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas que somado ao grupo
TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico
na Educação Profissional constituem o âmbito no qual o estudo se concretizou. A partir da
análise, evidenciaram-se sentidos de aproximação i) Formação para o trabalho e ii) Trabalho
como princípio educativo e o sentido de distanciamento iii) Trabalho para a Educação. Com os
resultados, foi possível realizar alguns apontamentos finais, os quais indicam que o Curso,
apesar de estar encaminhando-se ao ocaso, segue existindo e resistindo às implementações de
políticas que não o contemplam, e assim se apresentam como ameaça. A existência e resistência
só é possível nos dias atuais devido ao trabalho pedagógico desenvolvido pelos sujeitos que
constituem os Cursos.
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