Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorLosekann, Luana Giuliani
dc.date.accessioned2022-01-24T13:42:58Z
dc.date.available2022-01-24T13:42:58Z
dc.date.issued2021-03-05
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23601
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis work is linked to the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, from the Federal University of Santa Maria. Its general objective was "To identify and discuss the challenges and restructuring necessary in the practice of pedagogical work in Early Childhood Education." And as specific objectives: “To know and discuss the public policies that guide the work of Early Childhood Education, more specifically the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education; and, Reflect on the implications of thinking pedagogical work in Early Childhood Education in the remote work situation. ” Understanding the complexity of the pedagogical work, we seek to contribute to the discussions on the reorganizations necessary for teaching in the model of emergency remote work. For the development of the work, a qualitative approach was chosen, whose data were organized into the following categories: Theoretical study; Research context (subject / school); Interview; and, Research analysis. The research data reveal that it is possible to develop pedagogical practices with children from early childhood education remotely, having to overcome some challenges and difficulties, according to reports by a teacher from the municipality of Agudo from an intentional interview. From the data, we were able to identify that the challenges experienced in the reorganization of pedagogical practice in Early Childhood Education were: Remote work reinforced the importance of the school as the special space for learning, revealing that no remote work replaces the face-to-face relationship that only happens at school . We also highlight the importance of having developed an interview with one of the teachers in the municipality of Agudo, as reports like these were fundamental to understand what was happening in the process of reorganizing work in the context of the pandemic. These restructurings showed the power of education and the professionals who work in it, because, in the midst of so many impossible things, they made possible learning actions, demonstrating their commitment to education and especially to children. The lived scenario, moves us to continue fighting and within so many political attacks experienced in the year 2020, in which education was sometimes disregarded, the feeling that remains and the great learning is: we will fight, resist and win!eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho remotopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectRemote workeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleA reorganização do trabalho pedagógico na educação infantil no contexto da pandemia: fragmentos de uma vivênciapor
dc.title.alternativeThe experience of a childhood education teacher in the process of reorganizing pedagogical work in the context of the pandemiceng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral “Identificar e discutir os desafios e reestruturações necessárias na prática do trabalho pedagógico na Educação Infantil.” E como objetivos específicos: “Conhecer e discutir as políticas públicas que norteiam o trabalho da Educação Infantil, mais especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e, Refletir sobre as implicações de pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil na situação de trabalho remoto.” Compreendendo a complexidade do trabalho pedagógico, buscamos contribuir com as discussões sobre as reorganizações necessárias à docência no modelo de trabalho remoto emergencial. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, cujos dados foram organizados nas seguintes elementos: Estudo teórico; Contextualização da pesquisa (sujeito/escola); Questionário; e, Análise da pesquisa. Os dados da pesquisa revelam que é possível desenvolver práticas pedagógicas com crianças da Educação Infantil remotamente, sendo preciso transpor alguns desafios e dificuldades, segundo relatos de uma professora do município de Agudo/RS a partir de um questionário. A partir dos dados, conseguirmos identificar que os desafios vivenciados na reorganização da prática pedagógica na Educação Infantil foram: O trabalho remoto reforçou a importância da escola como o espaço especial para aprender, revelando que nenhum trabalho remoto substitui a relação presencial que somente acontece na escola. Destacamos, a importância de ter desenvolvido um questionário com uma das professoras do município de Agudo/RS, pois relatos como estes foram fundamentais para entender o que se passava no processo de reorganização do trabalho no contexto da pandemia. Essas reestruturações mostraram o poder da educação e dos profissionais que nela trabalham, pois, em meio a tantos impossíveis fizeram possíveis ações de aprendizagem, demonstrando seu compromisso com a educação e principalmente com as crianças. O cenário vivido, nos move a continuar lutando e dentro a tantos ataques políticos vividos no ano de 2020, nos quais a educação por vezes foi desconsiderada, o sentimento que fica e a grande aprendizagem é: nós lutaremos, resistiremos e venceremos!por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto