Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 45-64 of 178
-
Ensino de programação orientada a objetos na educação profissional por meio do desenvolvimento de jogos apoiado pelo ambiente greenfoot
(2019-08-27)Esta dissertação está associada à linha de pesquisa Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, e descreve ... -
O ensino do futsal: as tecnologias educacionais em rede, uma cartografia da midiatização e a roteirização de processos didático-pedagógicos
(2021-01-18)A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, aborda como ... -
Ensino e aprendizagem da língua inglesa a distância
(2017-12-21)O papel do tutor em um curso a distância é muito importante como mediador no processo pedagógico. Para que essa mediação aconteça de forma mais efetiva, é necessária uma abordagem dialógico-problematizadora. A fim de ... -
Entendendo a esclerose múltipla: audiovisual como recurso educacional no contexto das doenças raras
(2021-01-29)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) partiu da ... -
Escolas conectadas? Um novo modelo estrutural de redes computacionais
(2018-04-19)Com o perpassar dos anos, percebe-se um número grande de novos usuários conectados à rede mundial de computadores. Entre essas novas conexões, estão alunos e professores inseridos em um ambiente escolar, com novas estratégias ... -
Español en SPOC: uma proposta de small private online course praticando espanhol para o ENEM
(2021-06-01)O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um SPOC, Small Private Oline Course, curso online, privado, composto por atividades gamificadas, com o conteúdo de língua espanhola solicitado nas questões do ... -
Estratégias para a utilização de dispositivos móveis na educação infantil: utilizando aplicativo Digital Storytelling
(2021-01-27)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação da Universidade ... -
Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
(2015-08-10)O uso das tecnologias de informação e comunicação são uma inovação nas práticas educativas, um exemplo são os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA), Moodle. Entretanto para o uso do AVEA Moodle ser uma pratica ... -
Faz Game: o jogo digital como ferramenta incentivadora da leitura e da escrita na sala de aula
(2021-11-09)Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar o desenvolvimento de um jogo digital, para incentivar e potencializar o ensino da leitura e da escrita, em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Nesse ... -
FJSU: um framework para o desenvolvimento de jogos sérios ubíquos
(2019-03-20)Atualmente, os jogos digitais acabam explorando o potencial de mobilidade dos dispositivos móveis, e adicionam recursos ubíquos, como conectividade com diversos tipos de sensores e dispositivos diferentes, além da adaptação ... -
Formação de professores: desafios e possibilidades da integração das TIC às práticas de pesquisa
(2017-06-30)A presente pesquisa se encontra na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, e traz, como ... -
Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional
(2021-02-19)Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, pretende, de modo geral, ... -
A gamificação como ferramenta para o ensino e aprendizagem do futsal
(2020-10-30)A presente pesquisa propõe-se desenvolver a temática da técnica inter-relacionada às questões táticas no futsal a partir das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Faz parte da Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de ... -
Gestão de bibliotecas universitárias híbridas e o uso de tecnologias em rede: um estudo de caso comparativo entre FURG e Unipampa
(2017-09-14)O presente estudo de caso é a dissertação de mestrado que tem como área de concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para a Inovação e Democratização da Educação, e está inserida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias ... -
Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um Template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
(2018-11-09)A pesquisa analisou a inserção de um template para o recebimento de artigos enviados aos periódicos Educação (UFSM) e Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema ... -
Gestão pedagógica na educação a distância: abordagens e contribuições na formação de professores de línguas para atuar na EaD
(2015-07-22)A presente pesquisa insere-se na linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER. Nesses passos iniciais encontra-se um ... -
Google sala de aula na formação inicial de professores: caminhos e desafios da educação 4.0
(2022-08-18)A educação do século XXI requer docentes que acompanhem o desenvolvimento da sociedade contemporânea, necessitando atualizar-se para explorar a tecnologia no seu potencial pedagógico e criar situações de aprendizagem ... -
A governança acadêmica e o uso de tecnologias em rede para a gestão educacional administrativa: o contexto da UFSM em foco
(2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Henrique e o Robô Dim: gamebook para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de educação financeira infantil
(2016-08-29)Atualmente, há um grande esforço dos governantes e instituições para promover a educação financeira no Brasil, impulsionado pelas políticas sociais e econômicas que vem sendo adotadas. Paralelamente a este movimento, há ... -
Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais
(2015-07-27)Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ...