Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorCasanova, Rodson Oldani
dc.date.accessioned2022-02-21T12:43:29Z
dc.date.available2022-02-21T12:43:29Z
dc.date.issued2022-02-14
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationCASANOVA, R. O. No ritmo da aprendizagem: a abordagem cultural como proposta pedagógica no ensino de sociologia. 2022. 26 p. Artigo de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23699
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis article proposes introducing the relevance Hip-Hop culture as a part of the artistic manifestation that pursues to remodel the reality of the students in the scholarly ambit throug education. Constitutive element of the Hip-Hop culture, Rap music narrates the real, the problems, and the anxiety of most periphery youth, whiling to be a pedagogical agent in the construction of perceptions of place, denunciations of social ills, and also as an aesthetic concept of freedom, that through urban art creates a unique identity that brings belonging and self-esteem to a generation historically attributed to negative values mainly to working-class youngs. Thus, this article will make a historical analysis through the formation of these young and the construction of Hip-Hop, concluding with the necessary insertion of the art as a language and dialogic element in the construction of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectHip hoppor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectArteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSociologyeng
dc.titleNo ritmo da aprendizagem: a abordagem cultural como proposta pedagógica no ensino de sociologiapor
dc.title.alternativeThe learning rhythm: the cultural approach as pedagogic propose in sociology teaching.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO presente artigo propõe trazer a relevância da cultura Hip-Hop como parte constituinte das manifestações artísticas que buscam através da educação transformar a realidade dos estudantes no âmbito escolar. Elemento constitutivo da cultura Hip-Hop, a música Rap narra a realidade, as dificuldades e os anseios de grande parte da juventude das periferias, podendo ser um agente pedagógico na construção de percepções de lugar, nas denúncias das mazelas sociais, e também como conceito estético de liberdade, que através da arte urbana cria uma identidade única que traz pertencimento e autoestima a uma geração que historicamente é atribuída valores negativos, principalmente aos jovens pertencidos à classe trabalhadora. Desta forma, será feito um percurso histórico através da formação das juventudes e da construção do movimento Hip-Hop, concluindo com a necessária inserção da arte como linguagem e elemento dialógico na construção do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto