dc.contributor.advisor | Fonseca, Laura Regina da Silva Câmara Maurício da | |
dc.creator | Araujo, Nathalia Escobar de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T14:05:00Z | |
dc.date.available | 2022-02-21T14:05:00Z | |
dc.date.issued | 2021-02-01 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23703 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The article deals with the relationship between the categories gender and early childhood education, in the way that it identifies its manifestations in this educational scope. Gender is understood as a social and cultural construction, a debate beyond the interpretation of a biological nature. Access to early childhood education is considered an achievement, firstly, in the struggle of women, later on, the right of the child. The study of the relationship between the categories is justified by the importance of the role of Education in the reproduction of social gender relations. The knowledge situated from the Author's Experience Report is presented and correlated to the concepts, definitions and legislation on the subject. The reported experience takes place at an early childhood education school in the city of Santa Maria-RS. The quantitative and qualitative study is based on documentary records, secondary data, which are accessible to school workers. The results of the analysis of the documents highlight the importance of the school as a space for discussion and reflection on gender and perception in the playful (games) of the reproduction of the social learning of gender identities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Gender | por |
dc.subject | Child education | por |
dc.title | Relações de gênero e educação: relato de experiência na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Gender relationships and education: report of experience in childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | O artigo trata da relação entre as categorias gênero e educação infantil, ao modo que identifique as suas manifestações nesse âmbito educacional. Ao gênero compreende-se como construção social e cultural, um debate para além da interpretação de cunho biológico. O acesso à educação infantil considera-se uma conquista, em primeiro momento, da luta das mulheres, posteriormente, direito da criança. O estudo da relação entre as categorias é justificado pela importância do papel da Educação na reprodução das relações sociais de gênero. O conhecimento situado a partir do Relato de Experiência da autora é apresentado e correlacionado aos conceitos, definições e legislações sobre a temática. A experiência relatada dá-se em uma escola de educação infantil na cidade de Santa Maria-RS. O estudo quanti-qualitativo baseia-se nos registros documentais, dados secundários, que são de acesso dos/das trabalhadoras da escola. Os resultados da análise dos documentos destacam a importância da escola como espaço para discussão e reflexão sobre gênero e percepção no lúdico (brincadeiras) da reprodução do aprendizado social das identidades de gênero. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |