Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Taís Guareschi de
dc.creatorRosa, Gigliana Maitê da
dc.date.accessioned2022-03-28T12:52:18Z
dc.date.available2022-03-28T12:52:18Z
dc.date.issued2021-08-16
dc.date.submitted2021-08-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23953
dc.description.abstractThis research constitutes a course conclusion work, presented to the Degree Course in Special Education at Night. Its general objective is to identify the pedagogical practices developed by regular school teachers in the literacy process of students with intellectual disabilities. As specific objectives, knowing the pedagogical practices developed in the literacy process of these students, as well as verifying the importance of these practices to favor the literacy process of these subjects. The methodology of this work is based on bibliographical research with a qualitative approach. In bibliographical research, the investigation is carried out from scientific works already prepared and published, from 2016 to 2020, making it possible to know and analyze what has already been studied on the researched topic. Data analysis showed that the practices developed in the literacy process of students with intellectual disabilities indicate the importance of making the curriculum more flexible, the relevance of psychomotricity in the literacy process and the importance of the student being the protagonist of teaching, being the builder of its own knowledge, in active methodologies.Thus, this research highlighted the importance of pedagogical practices developed in the literacy process of students with intellectual disabilities. It is necessary to respect the time and cognitive style of each student, as not all children learn in the same way, with the same teaching strategies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleAlfabetização de alunos com deficiência intelectual no ensino comum: um estudo sobre as práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeLiteracy of students with intellectual disabilities in common education: a study on pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo geral identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do ensino comum no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Como objetivos específicos, conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização desses estudantes, bem como verificar a importância dessas práticas para favorecer o processo de alfabetização desses sujeitos. A metodologia deste trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Na pesquisa bibliográfica, a investigação é realizada a partir de trabalhos científicos já elaborados e publicados, de 2016 até 2020, possibilitando conhecer e analisar o que já foi estudado sobre a temática pesquisada. A análise de dados evidenciou que as práticas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual indicam a importância de flexibilizar o currículo, a relevância da psicomotricidade no processo de alfabetização e a importância de o aluno ser protagonista do ensino, sendo o construtor do seu próprio conhecimento, nas metodologias ativas. Dessa forma, esta pesquisa evidenciou a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual. É preciso respeitar o tempo e o estilo cognitivo de cada estudante, pois nem todas as crianças aprendem da mesma maneira, com as mesmas estratégias de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples