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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorKunz, Cíntia Cristina Pruni
dc.date.accessioned2016-11-17T13:16:16Z
dc.date.available2016-11-17T13:16:16Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2402
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe research approach it is a study about the democratic management in public schools to identify and demonstrate what are the existing spaces and used by the community for participation in school management. Knowing that a democratic education figure as rule of law since the Constitution of 1988, however, despite the existence of tools for their development, often it is not realized due to lack of involvement of individuals in the school community. The research is characterized as a case study of qualitative and contacted in the course of the same as all the spaces provided for community participation are present in school. He concludes that the democratic management in the public school studied is present in the proposed management of the same, as people who are part of the school community have autonomy and freedom of action participating of existing spaces.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipação socialpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleParticipação na gestão escolar: aprendendo e construindo cidadaniapor
dc.title.alternativeParticipation in management school: learning and building citizenshipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA abordagem da pesquisa trata de um estudo acerca da gestão democrática na escola pública, no sentido de identificar e demonstrar quais são os espaços existentes e utilizados pela comunidade para a participação da gestão da escola. Sabendo que a gestão democrática da educação figura como norma jurídica desde a Constituição de 1988, no entanto, apesar de existir instrumentos para sua viabilização, muitas vezes a mesma não se concretiza por falta de envolvimento dos indivíduos que compõem a comunidade escolar. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo e contatou-se no decorrer da mesma que todos os espaços previstos para participação da comunidade estão presentes na escola. E concluiu-se que a gestão democrática na escola pública estudada está presente na proposta de gestão da mesma, pois as pessoas que fazem parte da comunidade escolar têm autonomia e liberdade de ação participando dos espaços existentes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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