Diálogos entre Paulo Freire e Zygmunt Bauman: reflexões sobre gestão humanizadora em tempos de modernidade líquida
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Data
2022-02-17Autor
Preussler, Pauline Fernanda
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Este trabalho de Especialização em Gestão Educacional, foi pensado enquanto uma possibilidade de refletir sobre uma gestão humanizadora através do olhar de dois grandes autores: Paulo Freire e Zygmunt Bauman. Como objetivo geral propus refletir sobre possibilidades de pensar uma gestão humanizadora em tempos de modernidade líquida. Já os objetivos específicos definiram-se em: ressaltar a importância de uma gestão humanizadora; entender como Freire e Bauman – autores centrais desta pesquisa - dialogam na perspectiva da humanização; apontar os modos como estes contribuem para práticas alicerçadas na gestão humanizadora em tempos de modernidade líquida através de um mergulho reflexivo; traçar projeções de como pode se desenhar a gestão humanizadora ao mesmo tempo em que mergulhamos na liquidez da contemporaneidade (não no sentido de apontar caminhos, mas de como os autores ao se “encontrarem” nesses tempos podem nos auxiliar no processo de gestão humanizadora). Metodologicamente a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tanto nas obras de Paulo Freire e Zygmunt Bauman quanto em outras bibliografias que contemplam a temática. É possível destacar que quando buscamos planejar a gestão democrática/humanizadora em tempos de liquidez contemporânea, pensamos em passos simples e possíveis: gestores que consigam, de fato, exercer e exercitar a democracia na escola e fora dela, especialmente na vida cidadã, dando voz e vez ao corpo docente, de funcionários, bem como, a toda a comunidade. Estes, por sua vez, inspirados pelo exemplo, podem torná-lo presente na sala de aula. E assim, num movimento não tão ágil quanto gostaríamos, é possível transformar a educação.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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