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dc.contributor.advisorFarias, Graziela Franceschet
dc.creatorPreussler, Pauline Fernanda
dc.date.accessioned2022-04-08T12:56:57Z
dc.date.available2022-04-08T12:56:57Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis Specialization in Educational Management work was conceived as a possibility to reflect on a humanizing management through the eyes of two great authors: Paulo Freire and Zygmunt Bauman. As a general objective, I proposed to reflect on the possibilities of thinking about a humanizing management in times of liquid modernity. The specific objectives were defined as: highlighting the importance of humanizing management; understand how Freire and Bauman – central authors of this research – dialogue from the perspective of humanization; to point out the ways in which these contribute to practices based on humanizing management in times of liquid modernity through a reflective dive; to draw projections of how humanizing management can be designed at the same time that we dive into the liquidity of contemporaneity (not in the sense of pointing out paths, but of how authors “meeting” in these times can help us in the humanizing management process). Methodologically, the research had a qualitative approach, of the bibliographic research type, both in the works of Paulo Freire and Zygmunt Bauman and in other bibliographies that address the theme. It is possible to highlight that when we seek to plan democratic/humanizing management in times of contemporary liquidity, we think of simple and possible steps: managers who can, in fact, exercise and exercise democracy at school and outside, especially in citizen life, giving voice and turn to the faculty, staff, as well as the entire community. These, in turn, inspired by the example, can make it present in the classroom. And so, in a movement not as agile as we would like, it is possible to transform education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão humanizadorapor
dc.subjectModernidade líquidapor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectZygmunt Baumanpor
dc.subjectHumanizing managementeng
dc.subjectLiquid modernityeng
dc.titleDiálogos entre Paulo Freire e Zygmunt Bauman: reflexões sobre gestão humanizadora em tempos de modernidade líquidapor
dc.title.alternativeDialogues between Paulo Freire and Zygmunt Bauman: reflections on humanizing management in times of liquid modernityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho de Especialização em Gestão Educacional, foi pensado enquanto uma possibilidade de refletir sobre uma gestão humanizadora através do olhar de dois grandes autores: Paulo Freire e Zygmunt Bauman. Como objetivo geral propus refletir sobre possibilidades de pensar uma gestão humanizadora em tempos de modernidade líquida. Já os objetivos específicos definiram-se em: ressaltar a importância de uma gestão humanizadora; entender como Freire e Bauman – autores centrais desta pesquisa - dialogam na perspectiva da humanização; apontar os modos como estes contribuem para práticas alicerçadas na gestão humanizadora em tempos de modernidade líquida através de um mergulho reflexivo; traçar projeções de como pode se desenhar a gestão humanizadora ao mesmo tempo em que mergulhamos na liquidez da contemporaneidade (não no sentido de apontar caminhos, mas de como os autores ao se “encontrarem” nesses tempos podem nos auxiliar no processo de gestão humanizadora). Metodologicamente a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tanto nas obras de Paulo Freire e Zygmunt Bauman quanto em outras bibliografias que contemplam a temática. É possível destacar que quando buscamos planejar a gestão democrática/humanizadora em tempos de liquidez contemporânea, pensamos em passos simples e possíveis: gestores que consigam, de fato, exercer e exercitar a democracia na escola e fora dela, especialmente na vida cidadã, dando voz e vez ao corpo docente, de funcionários, bem como, a toda a comunidade. Estes, por sua vez, inspirados pelo exemplo, podem torná-lo presente na sala de aula. E assim, num movimento não tão ágil quanto gostaríamos, é possível transformar a educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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