Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorDutra, Suyan Barcellos
dc.date.accessioned2022-04-08T13:07:58Z
dc.date.available2022-04-08T13:07:58Z
dc.date.issued2018-08-16
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24042
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work is linked to the Specialization Course in Educational Managament, has as goal investigate how collaborative work is carried between managers and the school community so that happens an better performance by the students. As a research metodology, case study and qualitative approach are used. As an instrument of data collection, a questionnaire composed of four question is used. The research subjects are managers who work in a public school in the municipality of Santa Maria, were invited 3 (three) managers to participate but only 2 (two) gave return. We used the studies of Bardin (2011) for the analysis of the content. To achieve the objectives, it was necessary to carry out bibliograph studies on school managament, analyze what the research collaborators think about the pedagogical meetings, as well as the participation of the school community. For the development of the theoretical foundation, the following authors were used: Banks (2009), Ferreira (2006), Freire (2001), Hargreaves (1998), Libâneo (2003), Minayo (1994), Paro ( 2001), Vieira (2007) between others. The opportunity to study school management provided to find answers to the inquiries that originated this research proposal. Showing as the course of the research how important it is for the manager to work in a collaborative way with all the subjectives that are included in the school. The participation of the managers was of extreme importance for the research, once without them it would not be possible to carry out this work. It is concluded that the managers have an essential function so that the school community participates in the events that occur in the school, with this participation there will be positive changes in the education , shince these subjects construct the school reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectReuniões pedagógicaspor
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical meetingseng
dc.titleO trabalho colaborativo entre a gestão e a comunidade escolar em uma escola pública de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe corporate work between the management and the school community in a public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por objetivo investigar como é realizado o trabalho colaborativo entre gestores e comunidade escolar para que aconteça um melhor desempenho dos alunos. Como metodologia de pesquisa utiliza-se o estudo de caso, e abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utiliza-se um questionário composto por quatro questões. Os sujeitos de pesquisa são gestores que trabalham em uma escola pública do município de Santa Maria, foram convidados 3 (três) gestores para participarem do estudo, mas só 2 (dois) deram retorno. Utilizamos os estudos de Bardin (2011), para a análise de conteúdo. Para alcançar os objetivos, foi necessário realizar estudos bibliográficos sobre a gestão escolar, analisar o que os colaboradores da pesquisa pensam sobre as reuniões pedagógicas, assim como a participação da comunidade escolar. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica utilizou-se os seguintes autores: Banks (2009), Ferreira (2006), Freire (2001), Hargreaves (1998), Libâneo (2003), Minayo (1994), Paro (2001), Vieira (2007) entre outros. A oportunidade de estudar sobre a gestão escolar proporcionou encontrar respostas para as indagações que originaram essa proposta de pesquisa. Mostrando ao decorrer da pesquisa o quanto é importante o gestor trabalhar de forma colaborativa com todos os sujeitos que estão inseridos na escola. A participação dos gestores foi de suma importância para a pesquisa, uma vez que sem eles não seria possível realizar esse trabalho. Conclui-se que os gestores têm uma função essencial para que a comunidade escolar participe dos eventos que ocorrem na escola, com essa participação ocorrerá mudanças positivas na educação, já que esses sujeitos constroem a realidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto