Mostrar registro simples

dc.creatorMendes, Carla Gonçalves
dc.date.accessioned2022-04-18T19:50:51Z
dc.date.available2022-04-18T19:50:51Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24081
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the different methods used by students in solving problems that involve basic mathematical knowledge in Elementary School. Therefore, the Problem Solving methodology will be used for interpretation and analysis of collected data. This work makes use of five activities designed by the teacher and applied in the simulation for the Preparatory Course, for the selection test that enables students to entry into High School in Federal and State Technical Schools in the Metropolitan Region of Porto Alegre - RS and Vale do Rio dos Sinos Region - RS in the Mathematics subject. The application of activities through the simulation took place with a group of ten students from the 9th year of Elementary School enrolled in the Preparatory Course of a private institution in the city of Esteio – RS. The carried out research was qualitative and the results presented by the students are shown and analyzed throughout this dissertation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectMatemática básicapor
dc.subjectCurso preparatóriopor
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectBasic matheng
dc.subjectPreparatory courseeng
dc.titleA teoria da resolução de problemas aplicada em curso preparatóriopor
dc.title.alternativeThe theory of problem solving applied in a preparatory courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo analisar os diferentes métodos utilizados pelos estudantes na resolução de problemas que envolvem o conhecimento básico matemático do Ensino Fundamental. Para tanto, far-se-á o uso da metodologia da Resolução de Problemas para interpretação e análise de dados coletados. Este trabalho faz uso de cinco atividades elaboradas pelo professor e aplicadas no simulado destinado ao Curso Preparatório para a prova de seleção, que viabiliza o ingresso no Ensino Médio, nas Escolas Técnicas Federais e Estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre - RS e Região do Vale do Rio dos Sinos - RS, na disciplina de Matemática. A aplicação das atividades, através do simulado, aconteceu com um grupo de dez alunos, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, matriculados no Curso Preparatório de instituição privada, no município de Esteio – RS. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e os resultados apresentados pelos alunos são mostrados e analisados no decorrer desta dissertação.por
dc.contributor.advisor1Fusieger, Pedro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696868729944por
dc.contributor.referee1Soares, Rodrigo Barbosa
dc.contributor.referee2Bittencourt, Fidelis
dc.contributor.referee3Tonet, Luciane Gobbi
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810200653249444por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International