dc.creator | Mendes, Carla Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T19:50:51Z | |
dc.date.available | 2022-04-18T19:50:51Z | |
dc.date.issued | 2021-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24081 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the different methods used by students in solving problems that involve basic mathematical knowledge in Elementary School. Therefore, the Problem Solving methodology will be used for interpretation and analysis of collected data. This work makes use of five activities designed by the teacher and applied in the simulation for the Preparatory Course, for the selection test that enables students to entry into High School in Federal and State Technical Schools in the Metropolitan Region of Porto Alegre - RS and Vale do Rio dos Sinos Region - RS in the Mathematics subject. The application of activities through the simulation took place with a group of ten students from the 9th year of Elementary School enrolled in the Preparatory Course of a private institution in the city of Esteio – RS. The carried out research was qualitative and the results presented by the students are shown and analyzed throughout this dissertation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Matemática básica | por |
dc.subject | Curso preparatório | por |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Basic math | eng |
dc.subject | Preparatory course | eng |
dc.title | A teoria da resolução de problemas aplicada em curso preparatório | por |
dc.title.alternative | The theory of problem solving applied in a preparatory course | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem por objetivo analisar os diferentes métodos utilizados pelos estudantes na resolução de problemas que envolvem o conhecimento básico matemático do Ensino Fundamental. Para tanto, far-se-á o uso da metodologia da Resolução de Problemas para interpretação e análise de dados coletados. Este trabalho faz uso de cinco atividades elaboradas pelo professor e aplicadas no simulado destinado ao Curso Preparatório para a prova de seleção, que viabiliza o ingresso no Ensino Médio, nas Escolas Técnicas Federais e Estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre - RS e Região do Vale do Rio dos Sinos - RS, na disciplina de Matemática. A aplicação das atividades, através do simulado, aconteceu com um grupo de dez alunos, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, matriculados no Curso Preparatório de instituição privada, no município de Esteio – RS. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e os resultados apresentados pelos alunos são mostrados e analisados no decorrer desta dissertação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fusieger, Pedro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0662696868729944 | por |
dc.contributor.referee1 | Soares, Rodrigo Barbosa | |
dc.contributor.referee2 | Bittencourt, Fidelis | |
dc.contributor.referee3 | Tonet, Luciane Gobbi | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4810200653249444 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |