Trabalho, tecnologia e educação do campo: as experiências pedagógicas do curso normal de nível médio (magistério) no IEJC
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Data
2022-02-18Primeiro membro da banca
Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
Segundo membro da banca
Henn, Leonardo Guedes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação é resultado de pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, nível de mestrado, na linha de pesquisa de Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. A temática envolve Trabalho, Tecnologia e Educação do Campo. O estudo foi delimitado ao Curso Normal do Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), situado em Veranópolis, Rio Grande do Sul. A Educação do Campo defende uma pedagogia educacional para os sujeitos excluídos que habitam e trabalham no campo brasileiro, em suas mais diferentes regiões, que não receberam apoio para o desenvolvimento educacional nas faixas etárias recomendadas pela legislação. De fato, o ensino nas escolas do campo esteve, durante muito tempo, organizado a partir de referenciais alheios aos seus sujeitos, isto é, distantes da realidade local, do indivíduo e da comunidade. Essa dificuldade foi provocada por uma educação rural que privilegiou o sistema agroexportador desde o início da colonização do país, desdenhando as demandas de camponeses, indígenas, negros, pobres em geral, gerando relações semelhantes às de escravidão no campo. Com a finalidade de enfrentar esses óbices, os Movimentos Sociais, em especial o dos trabalhadores sem-terra (MST), organizaram-se por meio de uma proposta educacional que superasse as dificuldades econômicas impostas aos sujeitos do campo, com destaque para a auto-organização das pedagogias populares. É nesse contexto que se insere o IEJC e o Curso Normal, objeto de estudo desta dissertação, a qual objetiva analisar o trabalho, a tecnologia e a Educação do Campo na estrutura pedagógica do Curso Normal do instituto, de maneira a explicitar a forma pela qual o Curso Normal se aproxima dos princípios da Educação do Campo. Utilizou-se, para tanto, o método de natureza qualitativa, exploratório no que tange aos objetivos e, em relação aos procedimentos, de revisão bibliográfica e análise documental. A revisão bibliográfica, de cunho narrativo, alicerçou a base teórica para a análise documental, especialmente no que concerne aos autores de linhagem marxista ou próximos das premissas do materialismo histórico e dialético, a exemplo de Dermeval Saviani. Sublinha-se, igualmente, os autores imprescindíveis para o entendimento da Educação do Campo, como Roseli Caldart. Já a pesquisa documental considerou os Cadernos do ITERRA, publicações realizadas pelo Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), mantenedor do IEJC. Percebeu-se a singularidade da proposta pedagógica do Curso Normal, especialmente, ao adotar o trabalho como princípio educativo, a tecnologia enquanto saber capaz de transformar a realidade, a consideração das necessidades campesinas. Esses elementos, conjugados, edificam uma proposta pedagógica centrada na práxis e com potencial de emancipação das populações camponesas.
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