Relação de variáveis com o desempenho de estudantes na educação profissional a distância
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Data
2021-10-26Primeiro coorientador
Ceretta, Paulo Sergio
Primeiro membro da banca
Cambraia, Adão Caron
Segundo membro da banca
Mateus, Ana Lúcia Souza Silva
Terceiro membro da banca
Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Quarto membro da banca
Alberti, Taís Fim
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese teve como objetivo analisar a relação de algumas variáveis com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR, na Educação Profissional. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação, dentro do ambiente escolar, com o auxílio de métodos estatísticos durante a análise dos resultados. A partir da análise da pesquisa do perfil do estudante EaD/IFFAR(2015), realizada nos estudos iniciais em 2018, mapeou-se as principais variáveis que fizeram parte do estudo. No 1º Ciclo (Pesquisa Ação Diagnóstico 2018/2019), através da coleta de dados realizada por questionário e relatórios administrativos do Moodle, foram elaborados gráficos, tabela de dados e medidas descritivas das variáveis que serviram de base para os próximos ciclos da pesquisa. No 2º Ciclo (Intervenção Disciplina 2020), o professor pesquisador, juntamente com o professor titular da disciplina, participou das ações pedagógicas na disciplina Ambientação em EaD no Moodle, participando de ações referentes a estruturação da disciplina, elaboração de material didático, atividades de estudo e avaliação. Assim, foram efetuadas observações e reflexões relevantes quanto ao processo de interação, interatividade, problematização e colaboração e suas relações com o desempenho dos estudantes. No 3º Ciclo (Definição do Modelo Estrutural 2020/2021), através de uma nova coleta de dados realizada através de questionário e relatórios administrativos do Moodle, realizou-se inicialmente a elaboração de gráficos e tabelas de dados. Mapeando-se assim, variáveis, ao qual foram analisadas através do uso de Análise Fatorial Exploratória (AFE), onde foram realizadas várias ações referentes às variáveis: Atribuições do Estudante, Atribuições do Professor, Infraestrutura, Qualidade de Vida do Estudante e Desempenho. Como propósito final dessa pesquisa de tese, foi elaborado um Modelo Estrutural, que ilustrou as relações dessas variáveis de estudo com o desempenho do Estudante EaD/IFFAR, utilizando o aplicativo computacional PLS-SEM. A pesquisa foi fundamentada pelos pressupostos teóricos de Vigostky, através da teoria sócio-interacionista e Paulo Freire através da concepção dialógica-problematizadora, além das políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Concluiu-se, desse modo, a confirmação da hipótese de pesquisa ao qual relaciona as Atribuições do Estudante com o seu Desempenho na EaD/IFFAR. Além de possuir uma relação direta e positiva, registrou os maiores índices de coeficiente de explicação, contendo também o índice mais alto do modelo, sendo classificado com o maior efeito da pesquisa e de forma significante.
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