Mostrar registro simples

dc.creatorFontoura, Andrielli da Silva
dc.date.accessioned2022-04-20T19:09:01Z
dc.date.available2022-04-20T19:09:01Z
dc.date.issued2022-01-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24125
dc.description.abstractThe Tutorial Education Program (PET) is an already consolidated federal government program aimed at undergraduate students that provides important experiences for the academic trajectory of its members. This work presents a study on the activities developed by PET groups related to High School, as well as the development of a proposal based on the PET model for this level of education. The general objective was to investigate the contribution of the insertion of Tutorial Education in High School. The research was bibliographic and field research of the experience report type. Data collection was carried out in different databases such as Capes Periodicals, Scielo, Academic Google and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, and with the use of questionnaires. The work proposal was planned by the researcher professor. The development was carried out in 4 stages: i) presentation of the Tutorial Education model called PET-Junior, aimed at MS students for PETians and for MS classes, ii) organization of PET-Júnior activities; iii) application and iv) proposal evaluation. 10 petianos and 5 students from the 1st year of EM participated in the project. It was possible to see that the PET model is a model to be followed as an innovative experience, which contributes positively to the construction of learning and development of the members. With the development of this work, it was possible to reflect and discuss on topics relevant to Science Teaching, Tutorial Education at different levels of education, PET and its importance in undergraduate and EM, active methodologies, comprehensive training and global development of students in EM.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação tutorialpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectTutorial educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleO programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superiorpor
dc.title.alternativeThe tutorial education program in high school: construction and application of an integration proposal between basic education and higher educationeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho apresenta um estudo sobre as atividades desenvolvidas por grupos do PET relacionadas ao Ensino Médio, assim como o desenvolvimento de uma proposta a partir do modelo do PET para este nível de ensino. O objetivo geral foi investigar a contribuição da inserção da Educação Tutorial no Ensino Médio. A pesquisa teve cunho bibliográfico e pesquisa de campo do tipo relato de experiência. A coleta de dados foi realizada em diferentes bases de dados como Periódicos da Capes, Scielo, Google acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e com a utilização de questionários. A proposta educacional foi planejada pela professora pesquisadora. O desenvolvimento foi realizado em 4 etapas: I) apresentação do modelo Educação Tutorial denominado PET- Júnior, destinado a alunos de EM para petianos e para as turmas de EM, II) organização das atividades e minisseminários do PET-Júnior; III) aplicação e IV) avaliação da proposta. Participaram do projeto 10 petianos e 5 alunos do 1º ano do EM. Foi possível perceber que o modelo PET é um modelo a ser seguido como uma experiência inovadora, que contribui positivamente para a construção da aprendizagem e desenvolvimento dos integrantes. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível refletir e discutir sobre temas relevantes para o Ensino de Ciências, a Educação Tutorial em diferentes níveis de ensino, o PET e sua importância na graduação e no EM, as metodologias ativas, a formação integral e o desenvolvimento global dos estudantes no EM.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Lacerda, Caroline Côrtes
dc.contributor.referee2Nicoletti, Elenize Rangel
dc.contributor.referee3Ruppenthal, Raquel
dc.contributor.referee4Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079300974357259por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International