Formação de docentes: carência de utilização de TDIC´s como ferramentas de ensino
Resumo
Na sociedade digital em que vivemos, envoltos às informações continuamente atualizadas e dispostas em nossas mãos, perdura a imagem de alunos indo à escola com pilhas de livros, dicionários, cadernos divididos em matérias específicas nos quais continuam a copiar conteúdos esboçados em quadro ou passados verbalmente. Esses não são alunos, mas a nova geração Alpha, que busca não mais memorizar questionários e ditados, mas conexão entre seus colegas, o mundo externo e os docentes, como mediadores do saber e do aprender. O Docente por sua vez tem uma nova fase de aprendizado pela frente, reciclar velhos conceitos, métodos e ideias, absorvendo as novas tecnologias, implantando novos ambientes de ensino, para tornarem as didáticas mais cativantes e produtivas. A pesquisa sobre a interação entre sociedade e métodos de educação, não é atual, a busca por esta concepção já tem muito tempo, porém, muito se fala, estuda, critica-se, mas a realidade se apresenta de outra forma. Este trabalho visa elucidar esta realidade na sociedade atual, na qual mais do que nunca se busca a tecnologia para compartilhar conhecimentos, expondo a carência de nossos docentes frente à tecnologia e os alunos nativos digitais, com o objetivo de estimular a pesquisa e utilização desta nova forma de ensinar.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: