Investigação do nível de proximidade da natureza dos educandos das escolas situadas na zona de amortecimento do Parque Natural Municipal dos Morros em Santa Maria - RS
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Data
2022-02-18Primeiro membro da banca
Petsch, Carina
Segundo membro da banca
Silva, Franciele da
Metadata
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A fim de controlar os impactos causados pelas sociedades que se criam as Áreas Protegidas, como áreas que são instituídas pela necessidade de proteger determinados espaços territoriais prioritários para a conservação, com o intuito de promover uma sociedade mais saudável e um ambiente equilibrado gerindo o uso dos recursos naturais de forma mais ampla e democrática (BENSUSAN, 2006). Para isso, no Brasil, surgem as Unidades de Conservação (UCs) que possuem diferentes categorias, nos níveis federal, estadual e municipal. Uma das tipologias de UC pertencente à categoria de proteção integral são os Parques Nacionais. Os Parques buscam a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico (BRASIL, 2000). Diante do exposto, surge no município de Santa Maria o Parque Natural Municipal dos Morros como uma tentativa de preservar os remanescentes florestais do Bioma Mata Atlântica presentes na área urbana do município, além dos recursos hídricos e a beleza cênica do local, possibilitando, assim, a recreação e o contato com a natureza, a contemplação da cidade de Santa Maria e o desenvolvimento de atividades de educação, pesquisas científicas e de interpretação ambiental. A partir disso, a presente pesquisa buscou valorar a proximidade da natureza dos educandos do sétimo ano das escolas da Zona de Amortecimento do Parque Natural Municipal dos Morros através da análise da percepção. Para isso, a metodologia da pesquisa contou com a aplicação de um foto-teste se utilizando da escola Likert (1932) de avaliação em que os educandos atribuíram notas quanto à proximidade de imagens da cidade de Santa Maria apresentadas. A partir de então, os resultados apontaram que há distanciamento dos educandos em relação às imagens ligadas a natureza capturadas dentro da UC. Portanto, se buscou confeccionar um instrumento que sintetizasse algumas informações sobre o Parque Natural Municipal dos Morros para ser endereçado às escolas que participaram do foto-teste. A pesquisa contou com a elaboração de uma cartilha contendo informações para auxiliar professores e alunos principalmente no sétimo ano do ensino fundamental que segundo a BNCC (2017) se objetiva conhecer e trabalhar as UCs dos municípios. Apesar de estar inserido primordialmente nos conteúdos do sétimo ano, o material elaborado é apresentado de forma lúdica e objetiva para que possa ser compreendido para públicos distintos também, visando buscar o apoio e conhecimento da população de entorno para a preservação e conservação do Parque dos Morros no município.
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