Mostrar registro simples

dc.creatorPinheiro, Ana Lúcia Vaghetti
dc.date.accessioned2022-05-20T19:57:21Z
dc.date.available2022-05-20T19:57:21Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24401
dc.description.abstractIn this research we present conceptions and praxis of a didactic sequence about the solid object of study of revolution with an emphasis on round bodies. In order to do so, we seek in Guy's Theory of Didactic Situations Brousseau as a character of scientific instrument the apparatus for methodological structuring of such a proposal and we architect a didactic sequence configured in didactic and didactic situations, taking into account the skills and competencies proposed in the National Curricular Common Base for the object of reference knowledge aiming at the appropriation of significant knowledge that may trigger in the subjects involved a posture of autonomy and protagonism in the face of this new knowledge, in order to corroborate its performance in the face of challenges of knowledge and in its subsequent studies. In this way, we seek to investigate which contributions the Theory of Didactic Situations can provide about the study of this object of knowledge and are aimed at a praxis that consolidates this knowledge in a significant way. The qualitative research took place in two classes of the third year of high school in a State Institute of Education located in the municipality of Júlio de Castilhos, RS. The context of the research took place in the hybrid teaching modality, using as a mediator the Google Classroom application of the Google Suite for Education Platform. In this context we propose the resolution of problem situations concerning the calculation of surface areas and volumes of solids of revolution using Cavalieri's principle and Pappus' theorems from concepts studied in high school. The proposed didactic situations involved the use of manipulable materials such as acrylic solids and solids of revolution simulator and experimental activity for centroid determination of flat figures, as well as the construction of physical and virtual models using SketchUp software representative of silos, a very common type of construction in the municipality locus of the research and its borders, whose architecture is privileged by the presence of round bodies. The survey results indicated that the development of the didactic sequence favored intellectual autonomy and significant learning about of the object of knowledge in question, as well as revealing that the Theory of Didactic Situations provided important subsidies for didactic organization and analysis of the knowledge consolidation process involving the study of solids of revolution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSólidos de revoluçãopor
dc.subjectCorpos redondospor
dc.subjectTeoria das situações didáticaspor
dc.subjectPrincípio de Cavalieripor
dc.subjectTeorema de Pappuspor
dc.subjectÁreas e volumespor
dc.subjectRevolution solidseng
dc.subjectRound bodieseng
dc.subjectTheory of didactic situationseng
dc.subjectCavalieri's principleeng
dc.subjectPappus' theoremeng
dc.subjectAreas and volumeseng
dc.titleEstudo dos sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos: concepções e práxis de uma sequência didática à luz da teoria de Guy Brosseaupor
dc.title.alternativeStudy of revolutional solids with emphasis on round bodies: conceptions and praxis of a didactic sequence in the light of Guy Brossseau's theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau como caráter de instrumento científico o aparato para estruturação metodológica de tal proposta e arquitetamos uma sequência didática configurada em situações didáticas e adidáticas atendendo as habilidades e competências propostas na Base Nacional Comum Curricular para o objeto do conhecimento de referência visando a apropriação de saberes significativos que venham a desencadear nos sujeitos envolvidos uma postura de autonomia e protagonismo frente a esses novos saberes, de forma a corroborar no seu desempenho diante de desafios do conhecimento e em seus estudos posteriores. Desta forma, buscamos investigar quais contribuições a Teoria das Situações Didáticas podem fornecer acerca do estudo desse objeto do conhecimento e estejam voltadas a uma práxis que consolide esses saberes de forma significativa. A pesquisa de caráter qualitativo ocorreu em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em um Instituto Estadual de Educação localizado no município de Júlio de Castilhos, RS. O contexto da pesquisa se deu na modalidade de ensino híbrido, utilizando como mediador o aplicativo Google Classroom da Plataforma Google Suíte for Education. Nesse âmbito propomos a resolução de situações problemas acerca do cálculo de áreas de superfícies e de volumes de sólidos de revolução com a utilização do princípio de Cavalieri e dos teoremas de Pappus a partir de conceitos estudados no Ensino Médio. As situações adidáticas propostas envolveram a utilização de materiais manipuláveis como sólidos de acrílico e simulador de sólidos de revolução e atividade experimental para determinação do centroide de figuras planas, bem como a construção de maquetes físicas e virtual com a utilização do software SketchUp representativas de silos, um tipo de construção muito comum no município lócus da pesquisa e seus limítrofes, cuja arquitetura é privilegiada pela presença de corpos redondos. Os resultados da pesquisa sinalizaram que o desenvolvimento da sequência didática favoreceu a autonomia intelectual e a aprendizagem significativa acerca do objeto do conhecimento em pauta, bem como revelaram que a Teoria das Situações Didáticas forneceu subsídios importantes para organização didática e análise do processo de consolidação dos saberes envolvendo o estudo dos sólidos de revolução.por
dc.contributor.advisor1Rachelli, Janice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5849885985531239por
dc.contributor.referee1Bisognin, Vanilde
dc.contributor.referee2Buriol, Tiago Martinuzzi
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International