dc.creator | Kapron, Rafael Antônio | |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T15:26:15Z | |
dc.date.available | 2022-05-24T15:26:15Z | |
dc.date.issued | 2021-11-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24442 | |
dc.description.abstract | This thesis develops an elaboration on the work of Brazilian employed truck/truck
drivers, focusing on their working conditions and labor relations in a period that extends
from the 1970s to the 2010s. Through the uses of primary sources and bibliographical,
with researches in different collections, physical sources and researches through the
modern resources made available on the Internet, having as reference the category of
the work process. Based on this, the peculiarities of Brazilian Road Cargo Transport
are formulated, as a value of work, in its insertion in the global process of capitalist
production, in the institutional structuring, in the size and business costs as trucks and
in the workforce. With problematizations about the possibilities of quantification, the
division of labor and the relationships between companies in the economic process,
with the specificities of the productive capacities and salaries of drivers in the labor
market, the determination of working hours, related to the other tasks assigned to
professionals in relation to the duration in hours of work and the organization of work
in the aspects of autonomy, control, discipline and training of workers that express a
productive restructuring, accentuated from the 1990s onwards. In addition to
determining the elements that define in professional practice during the workdays,
issues such as the high incidence of occupational accidents, health problems and
problems of insecurity in the determination of wage prices are exposed as recurring
conditions throughout professional historical development. The thesis seeks to
contribute to the historiography of labor and brazilian workers, analyzing a profession
in the transport industry, determining the distinction between self-employed and
employed drivers and elaborating on the conditions of the existence of piece wages
and of time wages of drivers employed in the particularities of economic and political
development, recording their status as a proletariat. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motoristas de caminhão | por |
dc.subject | Formação histórica | por |
dc.subject | Condições e relações de trabalho | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Truck drivers | eng |
dc.subject | Historical formation | eng |
dc.subject | Working conditions and relations | eng |
dc.subject | Brazil | eng |
dc.title | O processo de trabalho dos caminhoneiros empregados do transporte rodoviário de cargas na formação histórica do Brasil e sua condição de proletariado | por |
dc.title.alternative | The work process of truckers employed in road cargo transportation in the historical formation of Brazil and their proletariat condition | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese desenvolve uma elaboração sobre o trabalho dos motoristas de
caminhão/caminhoneiros empregados brasileiros com a centralidade em suas
condições de trabalho e relações de trabalho em um período que se estende da
década de 1970 até a década de 2010. Através dos usos de fontes primárias e
bibliográficas, com pesquisas em diferentes acervos, em fontes físicas e pesquisas
por meio dos modernos recursos disponibilizados pela Internet, tem-se como
referencial a categoria do processo de trabalho. A partir deste estão formuladas as
peculiaridades do Transporte Rodoviário de Cargas Brasileiro, enquanto valor do
trabalho, em sua inserção no processo global da produção capitalista, na estruturação
institucional, no porte e custos empresariais enquanto caminhões e na força de
trabalho. Com problematizações acerca das possibilidades de quantificação, da
divisão do trabalho e das relações entre empresas no processo econômico, com as
especificidades das capacidades produtivas e do assalariamento dos motoristas no
mercado de trabalho, também são vistas a determinação das jornadas de trabalho,
relacionadas com as demais tarefas atribuídas aos profissionais em relação à duração
em horas do trabalho e a organização do trabalho nos aspectos da autonomia,
controle, disciplinamento e treinamento dos trabalhadores que expressam uma
reestruturação produtiva, acentuada a partir dos anos 1990. Além de determinar os
elementos que definem a prática profissional durante as jornadas, estão expostas
questões como a elevada incidência de acidentes do trabalho, agravos à saúde e
problemas de insegurança nas determinações dos preços salariais como condições
recorrentes ao longo do desenvolvimento histórico profissional. Com a tese procurase
contribuir para a historiografia do trabalho e sobre os trabalhadores brasileiros,
analisando uma profissão da indústria dos transportes, na determinação da distinção
entre os motoristas autônomos e os motoristas empregados e elaborando sobre as
condições da existência dos salários por peça e dos salários por tempo dos motoristas
empregados nas particularidades do desenvolvimento econômico e político,
registrando a sua condição de proletariado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Konrad, Diorge Alceno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6649023072655942 | por |
dc.contributor.referee1 | Huertas, Daniel Monteiro | |
dc.contributor.referee2 | Henn, Leonardo Guedes | |
dc.contributor.referee3 | Busnello, Ronaldo | |
dc.contributor.referee5 | Prieb, Sérgio Alfredo Massen | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9098070798281699 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |