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dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorBissacotti, Cíntia
dc.date.accessioned2022-05-30T11:31:19Z
dc.date.available2022-05-30T11:31:19Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24556
dc.description.abstractThis work was based on an analysis of accessibility in Brazilian cinemas for deaf subjects, and will be developed through a theoretical foundation and interview with the Movement " Legend for those who do not listen but get excited” south. To meet the objective of this research, I opted for a case study in a qualitative research entitled Accessibility as an inclusion resource for deaf people in Brazilian cinema. This methodology was constituted in some stages: bibliographic survey on accessibility and inclusion of deaf people in cultural environments; Conducting a semi-structured interview with the coordinator of the movement here in the State, data analysis and some considerations. The collected data show that the struggles and resistance of the movement as an inclusion tool has brought some resignification in society about the deaf subject, the Brazilian Language of Signals, their way of communicating with the world. In conclusion, it is perceived that, yes, the movement brought and brings the inclusion of deaf people, to the proof of it are subtitled films, sanctioned Law and the recognition of militancy of Carilissa Dall'Alba.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSurdospor
dc.titleA acessibilidade como recurso de inclusão para surdos no cinema brasileiropor
dc.title.alternativeTHE ACCESSIBILITY AS A RESOURCE OF INCLUSION FOR DEAF IN THE BRAZILIAN CINEMAeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura Plena - Educação Especialpor
dc.description.resumoEste trabalho se constituiu a partir de uma análise sobre a acessibilidade nos cinemas brasileiros para os sujeitos surdos, e será desenvolvida através de uma fundamentação teórica e entrevista com a militante do Movimento “​Legenda para quem não ouve mas se emociona”, no Rio grande do sul. Para atender o objetivo desta pesquisa, optei por um estudo de caso numa pesquisa qualitativa intitulada “A acessibilidade como recurso de inclusão para surdos no cinema brasileiro”. ​Essa metodologia foi constituída em algumas etapas: levantamento bibliográfico sobre acessibilidade e inclusão de pessoas surdas em ambientes culturais; Realização de uma entrevista semiestruturada com a coordenadora do movimento aqui no Estado, análise de dados e algumas considerações. Os dados coletados mostram que, as lutas e resistência do movimento como ferramenta de inclusão vem trazendo algumas ressignificações na sociedade sobre o sujeito surdo, a Língua Brasileira de Sinais, a sua forma de comunicação com o mundo. Concluindo, percebe-se que sim, o movimento trouxe e traz a inclusão de pessoas surdas, à comprovação disso são filmes legendados, Lei sancionada e o reconhecimento da militância de Carilissa Dall’Alba.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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